O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o órgão responsável por realizar o censo demográfico brasileiro desde 1940. O último censo realizado pelo instituto foi realizado no ano de 2010 e o próximo está previsto para acontecer em 2021, atrasado em um ano em decorrência da pandemia de coronavírus.
Segundo a matéria, a falta de recursos do governo federal ameaçaria o próximo censo demográfico. Para seguir com os preparativos da pesquisa, que vai coletar dados na casa de todos os brasileiros, o IBGE precisaria de R$ 1 bilhão já em 2019.
O recenseamento é uma contagem periódica e realiza-se no Brasil de dez em dez anos. O órgão oficial do governo brasileiro responsável pelo planejamento, sistematização, organização e análise dos dados é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de ...
Recenseamento Geral de 1940
No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas.
Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal....
Recenseamento da população foi criado em 1872, ainda no período imperial. O censo constatou quase 10 milhões de habitantes no país. O primeiro Censo Demográfico do Brasil aconteceu em 1872, após algumas tentativas pioneiras nos anos de 1850. Desde então, já foram realizados 12 censos no país.
O primeiro Censo revelou um país com habitantes, desses 51,67% eram homens e 48,33% eram mulheres. As informações deste levantamento, no entanto, foram obtidas de forma descentralizada e sem critérios uniformes, o que deixava espaço para a dúvida em relação à veracidade e a qualidade dos dados obtidos.
Houve um completo rompimento do modelo feudal , oposição ao Absolutismo e consolidação do capitalismo. As questões políticas e religiosas foram modificadas e impulsionaram as revoluções industriais.
A eleição presidencial brasileira de 1914 foi a sétima eleição presidencial e a sexta eleição presidencial direta.
Formas de governo no Brasil A forma de poder do Brasil é a de República presidencialista, com origem de poder democrático. No nosso país, temos uma eleição popular, que elege os membros do Congresso, ou seja, dos poderes Legislativo e Executivo.
Lista de presidentes do Brasil
Lista de vice-presidentes do Brasil