A maturidade pulmonar do bebê pode acontecer antes mesmo das 37 semanas de gravidez, mas em outros casos, o pulmão ainda não atingiu o ideal mesmo com 39 semanas de gestação. A maturação depende de uma enzima secretada pela placenta a qual mostra os graus de velhice.
Os 9 meses de gravidez vão das 36 às 40 semanas.
O desenvolvimento do feto com 37 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo. O bebê já pode nascer a qualquer momento, mas ele poderá permanecer ainda na barriga da mãe até as 41 semanas de gestação, somente crescendo e engordando.
A cada dia que passa, a gestante se sente mais cansada e com dificuldade de respirar. Afinal, o bebê cresce e aperta um pouco os pulmões. Mais ou menos nessa semana, o bebê começa a encaixar e desce, ligeiramente, na barriga. Isso dá um pouco mais de conforto e faz com que a gestante respire melhor.
Embora não seja considerado um parto prematuro, o parto com 37 semanas também apresenta alguns riscos ao bebê. Porém, esse risco aumenta ainda mais quando trata-se de um parto cesariana eletivo, que acontece quando o médico agenda uma data para retirar o bebê do útero.
O trabalho de parto inicia-se de forma natural normalmente entre a 37º e a 40º semana da gestação e é o momento em que seu corpo e o bebê se mostram prontos para agir.
No último dia 20 de junho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma resolução que define que cesarianas eletivas (aquelas feitas sem indicação médica) só podem ser realizadas a partir da 39a semana de gestação.