Os senadores são eleitos para um mandato de oito anos renovado em um ou dois terços a cada quadriênio para representar as unidades federativas do Brasil sendo que cada uma possui três cadeiras na Câmara Alta do Parlamento, ressalvando-se que em 1978 os Colégios Eleitorais dos estados elegeram 22 senadores biônicos.
Com o salário de R$ 12,7 mil em fevereiro do próximo ano, deputados e senadores receberão o equivalente a 97,8 salários mínimos. Mas o mínimo estará mais valorizado (cerca de US$ 107, com base nas previsões para o câmbio).
Em comparação, os Senadores americanos possuem o mesmo salários dos membros representativos, os membros do gabinete presidencial possuem um salário de 180 mil dólares anuais, e o presidente dos Estados Unidos possui um salário anual de 400 mil dólares.
À medida que progridem na carreira, os Special Agents - em serviço exclusivamente "de campo"- são promovidos até o patamar salarial GS13 (93 564 dólares dos Estados Unidos anuais, incluída gratificação de 2 389 dólares dos Estados Unidos de pós-graduação).
O presidente do Congresso Nacional é o presidente do Senado Federal, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão presidencial, após o vice-presidente do Brasil.