Natação: Saiba quais são os tipos de nado
Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.
Provas olímpicas de natação pura
As mãos devem ser atiradas juntas para a frente, saindo do peito, e depois trazidas de volta acima ou abaixo da superfície. No impulso de perna, os pés devem ser virados para fora, no movimento para trás, sendo que o movimento de golfinho não é permitido pelas regras.
Resposta. Resposta: Conforme as categorias: Infantil A, de 9 a 10 anos, Infantil B, de 11 a 12 anos, Juvenil, 13 a 15 anos, Júnior, 16 a 17 anos e Sênior, acima dos 18 anos. Ao todo são 7 árbitros, os quais avaliam as apresentações e conferem notas de 0 a 10, na categoria Impressão Artística e Técnica.
Cancã duplo – Movimento com as duas pernas estendidas perpendicularmente à superfície. O rosto fica fora d'água. Carpa – Cabeça para baixo e corpo formando um ângulo de 90 graus. Conjunto – Disputa de equipes de oito atletas cada.
A piscina deve ter algumas especificidades: a temperatura da água deve ser de 26o C e ela deve ter 3 metros de profundidade, 20 metros de comprimento e 30 metros de largura. Além disso, a piscina deve estar equipada com alto falantes para garantir que as atletas ouçam a música mesmo embaixo d'água.
A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.
O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade. O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático.
O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, ritmo, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade. O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático.
As atletas são avaliadas em três quesitos: execução, dificuldade e impressão artística - que inclui coreografia, interpretação da música e forma de apresentação. Ao todo, sete árbitros avaliam os movimentos e a sincronia entre as atletas, dando notas que podem ir de zero a dez.
As séries são avaliadas por 3 painéis com 5 juízes cada. Nas rotinas livres, um painel avalia a execução, um a impressão artística e outro a dificuldade; nas rotinas técnicas, separam-se painéis para a execução, a impressão e os elementos. Ganha quem obtiver a maior pontuação.
A avaliação da prova é feita por duas bancas julgadoras. Uma julga a parte técnica e a execução dos movimentos, enquanto a outra avalia a parte artística. A pior e a melhor nota de cada bancada é descartada e é feita uma média para a nota final.
Nado sincronizado
As atletas têm que fazer duas apresentações: - Rotina técnica: 2min20s para duetos e 2min50s para equipes. As atletas precisam efetuar movimentos obrigatórios, estabelecidos pelos árbitros. - Rotina livre: 3min30s para duetos e 4min para equipes.
Motion. O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres2, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.
As origens do Nado Sincronizado no Brasil estão fortemente ligadas ao nome da reconhecida nadadora Maria Lenk. A atleta nacional, após ter contato com essa nova prática em eventos mundiais dos quais participava com frequência, decidiu montar uma equipe do “ballet aquático” para apresentações no Rio de Janeiro, em 1943.
Resposta. Nado Sincronizado é um esporte que compõe técnicas de dança, ginástica e natação, com o intuito de realizar movimentos sincronizados com base na trilha sonora escolhida.
No século XVII, ginastas da Suécia e da Alemanha tiveram a ideia de fazer acrobacias mais ousadas pulando na água. Provavelmente desde a antiguidade, saltar na água de lugares altos como penhascos era uma forma de divertimento.
10 metros
Os saltos podem ser para a frente, com o corpo voltado para a água; para trás, com as costas voltadas para a água e um giro para fora do trampolim ou da plataforma. ... As provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas são: plataforma de dez metros, trampolim de três metros e saltos sincronizados.
Na posição grupada do salto ornamental, o atleta salta com os joelhos flexionados em direção ao peito. ... Os atletas podem iniciar o salto de frente ou de costas, de pé ou de ponta-cabeça, em parada de mão. Depois de saltar, eles executam diferentes movimentos no ar.
Durante a execução, as etapas do salto avaliadas pelos árbitros são a posição inicial e a aproximação, a saída do trampolim ou plataforma, a fase de voo, a entrada na água e, no caso das disputas em dupla, a sincronia dos saltadores.
Saltos ornamentais ou saltos para a água é o nome dado ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda.
O salto é um dos dois eventos que a ginástica artística feminina e masculina têm em comum. A outra é o solo....
As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.