A transição de feudalismo para o capitalismo ocorreu no século XV na Europa. Esse momento marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
O Feudalismo é caracterizado pelo controle forte do comércio por parte do "Estado", enquanto que no Capitalismo há a liberdade de comércio.
Estado Moderno surgiu a partir da quebra do sistema feudal. Nesse período não havia poder centralizado, é cada feudo possui sua autonomia e moeda. Com a nova classe burguesia (Comerciantes) subindo lentamente ao poder ocorreu a fragmentação desse sistema, ocasionando mais tarde a criação de estados modernos.
Quais eram os elementos que compunham o feudo?
Manso Senhorial: as melhores e maiores terras do feudo que pertenciam ao senhor feudal, suficientes para sustentar sua família. No entanto, os senhores não trabalhavam, sendo essa terra cultivada pelos servos ou camponeses.
A principal função de um castelo não era servir de residência para o senhor feudal, mas sim como uma construção fortificada para proteger o feudo. ... "A Europa se fragmentou, se perderam as rotas de comércio e transporte, a economia se organizou em unidades pequenas e independentes, chamadas feudos.