O estudo de movimentos e de tempos, foi elaborado à partir de dois estudos. O de tempos, elaborado porTaylor, em conjunto ao de movimentos, elaborado pelo casal Gilbreth. O estudo de movimentos e tempos tinha como finalidade descobrir métodos melhores, mais simples e mais rápidos de se executar uma tarefa.
Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Nesse sentido, as técnicas de tempos e métodos vêm auxiliar os gestores na análise dos processos de produção e melhorar os resultados obtidos da empresa. ...
as horas-homem de exposição ao risco correspondem ao tempo em que o trabalhador fica à disposição do empregador. para este cálculo são consideradas as horas normais trabalhadas, bem como as horas extras. também é levada em consideração a quantidade de funcionários que a empresa possui.