Segundo o serviço de saúde pública britânico, o NHS (na sigla em inglês), os músculos abdominais costumam voltar à posição normal em até oito semanas após o parto. No entanto, um estudo norueguês de 2016 estima que aproximadamente um terço das mães continua com a diástase do reto abdominal um ano após dar à luz.
Por que os espasmos hípnicos acontecem? Os espasmos musculares, independentes de sua ligação com o sono, são reações e alertas do corpo. Os espasmos comuns se dão devidos a estímulos ligados ao estresse, ansiedade e nervosismo. Podem ser ainda, devido a falta de alguns nutrientes tais como magnésio, ferro e cálcio.
Você talvez já tenha sentido a sensação de cair no vazio enquanto dorme, despertando assustado. Esse transtorno é chamado de impulso hipnótico e prepara o organismo às mudanças que serão experimentadas nas horas seguintes.
É muito comum quem dorme ao lado de alguém que ronca muito relatar o fato de a pessoa, de repente, parar de respirar e acordar num sobressalto. Esse susto é a resposta do sistema nervoso central diante da falta de oxigenação do cérebro, que tenta defender o organismo dessa hipoxemia.
Qualquer que seja a frequência das sacudidas noturnas em uma pessoa, há fatores que acentuam o fenômeno, como o estresse, o cansaço, dormir pouco, ter feito exercícios muito intensos ou consumido café ou nicotina.
Sustos stress nervosismo podem causar sim contrações e endurecimento da barriga principalmente no terceiro e último trimestre da gravidez mas geralmente sem ou com pouca dor, e que passa espontaneamente ou com uso de medicação apropriada.