Os estudos bíblicos apontam que a prova de Jó durou menos de um ano, pois no trecho Jó 1:13-19 da Bíblia dá-se a entender que a notícia da morte dos filhos de jó, de seus animais e outras perdas ocorreram todas no mesmo dia.
Mas era só lançar a desgraça sobre a vida de Jó – insinuava o diabo – e ele iria amaldiçoar o Todo-poderoso. Para o demônio, Jó não passava de um interesseiro, um mercenário da fé. Deus – que confiava muito na fidelidade de Jó –, autoriza o Satã a semear a adversidade na vida daquele homem.
Jó teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada.
E Deus reverteu a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época.
Jó amava a Deus de graça. A história de Jó me ensina que amar a Deus não implica ficar feliz com a dor e agir como se nada tivesse ocorrido. Jó foi intenso e sincero, usando palavras fortes em suas conversas com Deus. A diferença de Jó para um blasfemo está na força.
Jó viveu na terra de Uz, que era parte da nação de Edom conforme Lamentações 4:21. Uz era um dos filhos de Disã, que foi um dos chefes originais de Seir, a terra que Esaú conquistou e com cuja nação fundiu seu clã (Gênesis 36: 28-30). Assim, podemos estar bastante seguros de que Jó era um edomita.
A síndrome de Jó ou hiperimunoglobulinemia E é uma rara condição de imunodeficiência, sem etiologia definida, caracterizada por infecções de repetição dos tratos respiratórios superior e inferior e da pele associadas a níveis elevados de imunoglobulina E, eosinofilia e alterações faciais peculiares.
Por que marcamos o início do 'tempo' moderno com o nascimento de Jesus (logo a denominação Antes de Cristo e Depois de Cristo depois de algumas datas). Mas disso você já sabia. E também já sabe que a Terra não tem só 2015 anos. Na verdade, nosso planeta tem cerca de 4 bilhões de anos.
Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.
Mulher-coruja Só algumas traduções que usam como base os textos em hebraico (mais antigos) mantêm “Lilith” em Isaías 34, no trecho em que o profeta descreve como a ira de Deus destruirá a Babilônia e, na terra desolada, Lilith encontrará um lugar para repousar. Ou seja: o profeta conhecia a figura da “primeira mulher”.
Lilith foi transformada em um demônio feminino, a rainha da noite, que se tornou a noiva de Samael, o Senhor das forças do mal. Segundo uma velha tradição, Lilith seria uma figura sedutora, de longos cabelos, que voa à noite, como uma coruja, para atacar os homens que dormem sozinhos.
A Pombagira, como ressignificação mítica da deusa Lilith, caracteriza-se como uma agente libertária do universo feminino.