Em geral, as galinhas chegam à fase adulta aos oito meses, entretanto aves mais precoces, como a galinha caipira, começam a botar aos seis meses. A ração de crescimento deve ser oferecida a elas até os cinco meses, devendo então ser substituída pela ração de postura.
Da mesma forma para fabricar a ração recria/crescimento, aquele autor sugere uma mistura de 10% do núcleo de frango de corte para a fase crescimento com 65% de milho moído, mais 25% de farelo de soja 46% de PB, mas, em ambos os casos, observar as quantidades e instruções de mistura do fabricante do núcleo.
Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.
No frango caipira para corte, as etapas têm um início que é de 28 dias, uma fase de crescimento de até 56 dias e depois o abate com 57 dias.
Já a fibra de trigo, também conhecida como farelo de trigo, é a camada externa do grão, obtida por meio de um processo de moagem que acontece ao longo da produção da farinha de trigo.
Farinha de amêndoa
Por exemplo, são necessários 68,8 quilos de milho moído, 27,2 quilos de farelo de soja e 4 quilos de sal mineral vitamínico para formulação com 18% de PB em 100 quilos de mistura.