Características do Período Pré-homérico: Resumo O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.
Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.
Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
A educação homérica consistia principalmente em perseguir esse ideal guerreiro. Quando o jovem procurava ser igual ao herói representado e almejava ter as mesmas virtudes de que esse herói era portador, ele era educado.
O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai era autoridade suprema dentro da casa. A economia dos oikos era essencialmente rural, sendo que a fonte de sobrevivência vinha da agricultura e pecuária.
A palavra do grego antigo oikos (em grego clássico: οἶκος, plural: οἶκοι) refere-se a três conceitos relacionados, mas distintos, sobre a sociedade grega antiga: a família, a propriedade da família e a casa. ... O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego.
O nome Oikós é uma homenagem tanto à civilização grega (a palavra oikos significa casa) quanto à indígena brasileira, que pronuncia de maneira mais forte a última sílaba das palavras, passando-as de paroxítonas para oxítonas.
Um oikos era a unidade básica da sociedade, na maioria cidades-estados gregas, e contou com a cabeça dos oikos (geralmente o homem mais velho), sua família (esposa e filhos), e os escravos que vivem juntos em um ambiente doméstico.
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. ... Ao mesmo tempo, os demos foram criados na própria cidade de Atenas, onde não existiam anteriormente. No total, ao fim das reformas de Clístenes, a Ática estava dividida em 100 demos.
O período homérico recebeu esse nome porque não existem muitas fontes históricas para se estudar esse período, a não ser pelos poemas Odisseia e Ilíada, que foram escritos pelo poeta grego Homero.
O período compreendido entre 1150 a.C e 800 a.C ficou conhecido como Homérico porque todas as informações mais fieis sobre esse período são baseadas nas histórias atribuídas ao escritor grego Homero.
Essa guerra é a Guerra de Troia. ... A guerra teve início, segundo o poema homérico, depois que o troiano Paris raptou a esposa, Helena, do rei de Esparta, Menelau, levando-a para Troia. As narrativas sobre a Guerra de Troia foram de importância capital para a formação cultural do período clássico da Grécia Antiga.
Resposta. Porque as principais fontes de informação sobre o período foram conseguidas através dos escritos de Homérico, expostos nos livros Ilíadas e Odisseia.
No Período Homérico começam as transformações sociais e estruturais na Grécia. As alterações criam novas e radicais diferenças na estrutura grega que colocou fim à cultura micênica e iniciou a gentílica.
Resposta: Genos eram propriedades de terras onde viviam membros de uma mesma família. Demos eram originados à partir da união de vários genos, deixando de lado o caráter familiar da propriedade das terras.