Templo de Salomão (IURD)
Após a morte de Salomão (c. 930 a.C.), as dez tribos do norte se uniram para formar o Reino de Israel. Sob a liderança da Casa de David e Salomão, Jerusalém continuou a ser a capital do Reino de Judá.
14 de maio de 1948
Um dos países mais avançados do mundo segundo o Índice Global de Inovação da Organização das Nações Unidas, Israel tem posicionado seus ecossistemas de agtech e foodtech na busca de soluções de temas que extrapolam suas diminutas fronteiras (a área total do país é de cerca de 22 mil quilômetros quadrados).
Israel tem uma economia de mercado com tecnologia fortemente desenvolvida. É dependente de importação de grãos, carnes e petróleo. Apesar dos escassos recursos naturais (85% de terras desérticas), Israel desenvolveu intensamente sua agricultura e indústria, exportando tecnologia nestas áreas.
No total, existem 78 municípios israelense que possuem o estatuto de "cidade" pelo Ministério do Interior, a adição mais recente é o assentamento árabe-israelense de Kfar Qasim. A lista inclui quatro cidades da Cisjordânia, uma área para a qual Israel não aplicou a sua soberania.
A agricultura israelense satisfaz 95% da demanda doméstica e importa praticamente todos os grãos, óleos, carnes, café e açúcar. É uma produção de capital intensiva e tecnologicamente sofisticada.
É o caso da Netafim, empresa que nasceu no Kibutz Hatzerim – no deserto do Neguev, sul de Israel –, famosa por inventar a irrigação por gotejamento, um sistema que fornece água diretamente à raíz da planta, reduzindo o consumo de água e incrementando a produção.
Para ser purificado, o esgoto é bombeado para dentro da terra e novamente retirado, passando por tratamentos físicos, químicos e biológicos na maior estação de tratamento do Oriente Médio, o Shafdan. Depois, a água percorre cerca de 100 km por dutos até o deserto de Neguev, onde irriga variadas plantações.
Israel
O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial).
Israel
O esforço para aumentar a produtividade e a qualidade da cultura levaram ao desenvolvimento de novas variedades de sementes e plantas, bem como inovações, como uma substância condicionadora do solo (vermiculita), que, quando misturada com o solo local, aumenta o rendimento das culturas e irrigação por gotejamento.
Israel é o berço de duas formas exclusivas de assentamentos agrícolas: o Kibutz (plural “kibutzim”) – comunidade coletiva em que os meios de produção, responsabilidades e lucros são de propriedade geral; e o Moshav (plural “moshavim”) –vila agrícola onde cada família tem direito a manter a sua própria casa e trabalhar ...
Plantar árvore no deserto já soa estranho, usando efluente de esgoto fica ainda mais confuso. ... O solo é coberto por folhas e possui tubos de irrigação que levam água e nutrientes às árvores. O abastecimento é feito duas vezes ao dia e cada árvore recebe, em média cinco litros de água.
O Estado de Israel, que abriga quase 7 millhões de pessoas, é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio, a começar por sua economia: o país é líder de exportação de diamantes, equipamentos de alta tecnologia, e alimentos, como frutas e vegetais.
0,872