O capítulo 77 do mangá de Dragon Ball Super teve um foco enorme no passado do Bardock, e além de mostrar como ele salvou o Monaito e o Granola, nós também vimos o momento exato em que ele conheceu o seu filho pela primeira vez.
Bardock avisa a eles que Freeza logo chegaria ao planeta, e que deveriam fugir. Monaito pergunta por que ele os estava ajudando, ao qual ele responde que teve vontade. O Namekujin agradece o ato de bondade curando suas feridas.
Diferente da maioria dos membros de sua raça, Bardock formou um laço amoroso com sua companheira sem ser uma conexão com fins unicamente reprodutivos, sendo um dos poucos Saiyajins que criaram uma relação de família, coisa que só ocorria com a Família Real de Vegeta. Ele mostra uma atitude social e empática em comparação com outros Saiyajins, cumprimentando outros membros de sua espécie ao chegar em seu planeta natal. Mais tarde, se mostra que Bardock cuida profundamente de seu filho para salvá-lo da possível destruição de Vegeta, uma ação que ele diz que realizou devido a ter sido contagiado pela gentileza de Gine. Bardock era famoso por sua valentia mesmo entre os Saiyajins. Mostrou sua valentia quando viu sua morte iminente; ao invés de fugir para salvar sua própria vida, optou por ficar e lutar até a morte.
Um mês depois, Freeza decide finalmente destruir os Saiyajins e carrega uma esfera de energia. Os Saiyajins percebem o céu ficando vermelho; Gine olha para cima de seu açougue, e Leek olha em choque conforme a Supernova se aproxima. Sua armadura estando bem danificada após lutar contra vários dos soldados de Freeza, Bardock sozinho lança um ataque para impedir o ataque de Freeza, mas o ataque de Freeza facilmente engole o seu, e sua armadura se destrói conforme ele é morto e o planeta é destruído.
A palavra "burdock" em katakana seria badokku (バードック, bādokku), mas o nome do personagem é Badakku (バーダック, Bādakku), mudando o 'do' para 'da'. Esta mudança faz o kana parecer mais como "Bardock", ficando difícil de romanizar a palavra para trazer o trocadilho.
Bom, existem alguns bons motivos que podemos considerar nesse caso. O primeiro deles é que Goku sequer sabe da existência de Bardock, e provavelmente jamais parou para pensar em que teria sido seu pai. A afirmação pode não fazer muito sentido, já que Goku foi apresentado ao seu irmão mais velho, Raditz, logo no início da saga Z. Mas vale lembrar que estamos falando do mesmo homem que teve dois filhos sem nunca ter beijado a esposa.
Além disso, o Mundo dos Mortos é imenso, e tirando o período entre o arco de Cell e Boo, Goku nunca teve muito tempo para ficar de bobeira por lá. E quando ficou, resolveu dedicar todo seu tempo treinando.
Graças ao seu rastreador, Bardock percebe que os Heeters, um grupo de quatro irmãos criminosos, estão ali perto. Ele e Monaito chegam perto para espiar, e logo escutam como os Heeters estavam conspirando contra Freeza. Repentinamente, Granola acorda e dá um grito ao ver o invasor Saiyajin, o que faz os irmãos perceberem sua presença.
Bardock chega em sua casa e encontra Gine trabalhando em sua loja de carnes; ela está feliz em vê-lo. Bardock pergunta sobre Raditz, e Gine diz que está numa missão com o príncipe Vegeta, e ele também pergunta se Kakarotto ainda está na cápsula de crescimento. Gine diz que é quase hora de tirá-lo, e pergunta se Bardock quer vê-lo. Eles entram no quarto com a cápsula. Bardock diz que ele ainda é pequeno, e Gine diz que ele demorará para crescer, mas se parece como Bardock, especialmente o cabelo. A expressão de Bardock fica sombria, e ele diz a Gine que quando a noite cair, eles devem roubar uma nave e mandar Kakarotto a outro planeta. Gine protesta, mas então Bardock explica suas suspeitas sobre Freeza; como o potencial de Kakarotto é baixo, ele seria mandado para outro planeta de qualquer maneira, então eles devem mandá-lo agora antes que Freeza aja. Freeza esteve perguntando sobre a lenda do Super Saiyajin e Bardock pensa que ele está com medo. Quando a noite cai, Bardock rouba uma nave e coloca Kakarotto dentro. e Gine o segue conforme ele o carrega até fora da aldeia. Gine diz que eles deveriam tentar escapar juntos, mas Bardock diz a ela que eles seriam detectados pelos rastreadores se tentarem. Kakarotto é o único que podem salvar. Bardock programou a nave para pousar num planeta chamado Terra, bem longe dos interesses de Freeza, e a população do planeta é fraca e não será uma ameaça a Kakarotto. Eles colocam a nave no chão, e Kakarotto chora. Bardock diz que se ele estiver errado sobre Freeza, eles podem ir até a Terra depois para buscá-lo. Eles se determinam sobre a decisão; Bardock diz a Kakarotto que sobreviva, não importa o quê, e eles dizem adeus a seu filho. Bardock toca o vidro da janela da nave, e Kakarotto também coloca sua mão. A nave decola, e Gine diz para seu filho não se esquecer deles, e começa a chorar. Bardock a conforta conforme eles o observam voar pelo espaço.
Bardock rapidamente ataca Gas assim que ele os encontra. Porém, Gas parece não ser afetado pelos ataques. Quando Bardock finalmente consegue jogar Gas para longe, ele grita para Monaito fugir com Granola e ficarem vivos. Porém, logo Gas volta e decide acabar com a batalha logo, pois Elec colocou sua confiança nele. Monaito diz que Bardock já fez muito para eles, e que ele deve se salvar e eles aceitarão seu destino. Gas diz que mesmo se ele fugir, os Saiyajins logo morrerão mesmo assim, segundo o que ouviu de Elec. Bardock diz que quem morrerão são os Heeters, e ataca, mas Gas facilmente desvia e ataca com sua arma de energia. Bardock grita que Monaito o está atrapalhando e que vá embora logo. Gas diz que os ataques de Bardock nem fazem cócegas, mas libera um pouco de seu instinto para acabar com a luta mais rápido.
Bardock possui traços de personalidades típicos dos Saiyajins. Ao contrário do Saiyajin típico, que não liga para seus companheiros, Bardock se importa profundamente com os membros de seu time, e fica com muita raiva após vê-los mortos no Planeta Meat. Ele é um pouco pretensioso, ama lutar, e mata em sangue frio. Ele é descontraído e não tem medo de nada (como seu filho Goku); como evidenciado por ele e seus companheiros aceitando missões que assustam até os soldados de Elite de Freeza, e tendo responsabilidade em confrontar Freeza sozinho. Ele é um grande estrategista em batalha, capaz de perceber a situação e agir de acordo com ela, como visto em sua habilidade de derrotar os homens de Freeza.
Bardock é um Saiyajin de classe baixa, que serviu ao Exército Saiyajin liderado pelo Rei Vegeta e parte do Império de Freeza. Ele é o pai de Raditz e Goku, tendo enviado este último para o planeta Terra após ter suspeitas sobre Freeza.
Enquanto Bardock lutava com um alienígenas, Freeza ordenou que todos os Saiyajins voltassem. Seu companheiro Leek fica curioso sobre a ordem de Freeza, e Bardock diz para ele remover seu rastreador pois alguém pode ouvir. A nave de Freeza já está na órbita do planeta, mas demorará mais algum tempo até que todos os Saiyajins voltem ao planeta. Bardock tem suspeitas sobre este pedido; se Freeza quisesse mandar alguma mensagem importante, ele poderia usar as comunicações do rastreador. E mesmo se quisesse lhes dar um novo tipo de arma ou tecnologia, não era necessário pedir que todos voltassem ao mesmo tempo. Cold e Freeza sempre acharam os Saiyajins como objetos úteis, mas Bardock se pergunta se Freeza decidiu que não precisa mais deles. Eles entram a atmosfera com várias outras naves e pousam na aldeia de Bardock e desembarcam. A aldeia está cheia, e carros puxando as naves passam. Leek quer olhar o lado bom, mas Bardock diz que é tolice. Taro cumprimenta Bardock, especulando que Freeza deve ter encontrado um planeta valioso que precisará de todos os Saiyajins para o dominarem, e Leek concorda com essa explicação. Taro também menciona que Freeza esteve perguntando sobre o lendário Super Saiyajin, o que deixa Bardock com ainda mais suspeitas.
Dito isso, talvez Goku nunca tenha sido estimulado a sentir qualquer coisa por Bardock, já que todo sentimento de paternidade dentro de seu coração é imediatamente direcionado ao seu avô adotivo, Gohan. Portanto, se ele nunca demonstrou interesse em rever seu avô, porque teria interesse em ver Bardock?
Saiyajin Mascarado é um estado de Bardock quando ele é controlado por Towa e Mira, aparecendo pela primeira vez em Dragon Ball Online, depois em Dragon Ball Heroes e Dragon Ball Xenoverse 2. Seu poder aumenta é maior do que sua forma normal por receber energia roubada por Towa. Em todos os jogos em que aparece, seu controle da mente acaba quando sua máscara é destruída.
Bardock é um dos três membros do time cujos nomes não foram completamente mudados do design de Katsuyoshi Nakatsuru. Os outros sendo Panbukin e Toma.