Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Exemplo: monóxido de carbono (CO). Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico.
Monobase: apresenta um único grupo OH-. Exemplo: KOH (hidróxido de potássio). Dibase: se caracteriza pela presença de dois grupos OH-. Exemplo: Mg(OH)2 (hidróxido de magnésio).
Já com outros compostos não ocorre o mesmo. ... Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
O processo de estruturação consiste nos seguintes passos:
Assim, a fórmula do hidróxido de sódio é:
O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc. Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base.
O hidróxido de potássio cuja fórmula molecular é o KOH pertence a classe das bases, sendo classificada como forte, e é também comumente chamado como potassa cáustica.
Hidróxido de magnésio
CsOH. Pt(OH)4. Hg(OH)2.
Resposta: Letra E. Explicação: A letra "E" apresenta uma base porque o elemento Fe não pertence às famílias IA e IIA da tabela periódica.