Desde janeiro de 2020, o Banco Central definiu uma taxa de juros máxima de 8% ao mês e 150% ao ano para o cheque especial.
Para calcular o juros do cheque especial cobrado diariamente, você nem precisa ser fera em matemática. Basta dividir a taxa de juros mensal aplicada por seu banco pela quantidade de dias do mês, o que gera a porcentagem ao dia. Por exemplo: se a taxa for de 10,81 e o mês tiver 30 dias, o resultado dá 0,36%.
Você não paga tarifa para ter o limite da conta e não há cobrança de taxas de juros se o limite não for usado. Se o limite da conta ou cheque investidor for utilizado, você pagará a taxa de 8% a.m e juros calculados proporcionalmente aos dias de uso.
Segundo o banco, para esses mesmos clientes, também serão feitas mudanças nas taxas praticadas no cartão de crédito. No crédito rotativo, a taxa sai de 14,49% ao mês para um intervalo entre 3,95% a 9,90% mensais. Os juros para o parcelamento da fatura caem de 10,89% para níveis entre 1,99% a 4,99% ao mês.
O Santander informa que o novo prazo entre o corte e o vencimento das faturas digitais dos cartões Santander passou para 5 dias úteis. Neste caso, o procedimento para aumentar o prazo é mudar da fatura digital para a fatura física, enviada pelos Correios.
O Santander lançou um serviço de crédito unificado, que parcela o saldo devedor de cartão de crédito, do crédito pessoal e do cheque especial em valores mais baixos e em prazo de até 60 meses. Segundo o banco, mesmo com a troca, o cliente mantém parte de seus limites rotativos.
O Santander, com o objetivo de assessorar o cliente em sua organização financeira, criou o Crédito Unificado. Clientes que possuem saldo devedor em Cartão de Crédito, Credito Pessoal e/ou Cheque Especial poderão parcelar as dívidas e manter parte de seus limites rotativos.
A restrição de crédito, também chamada popularmente de “nome sujo”, acontece quando o consumidor tem alguma dívida vencida, que não foi paga, e a empresa a quem ele deve envia seu CPF para os cadastros de inadimplentes.
Significado de Restrição substantivo feminino Ação ou efeito de restringir, de impor limites a alguém ou a si próprio. Circunstância ou estado restritivo; que impõe limite ou se apresenta de modo condicionante: medida tomada sem restrições.
Seu limite de crédito é o valor máximo de responsabilidade ou compras não pagas que você pode ter a qualquer momento. Essa responsabilidade inclui transações novas que não geraram faturas e compras não pagas de produtos e serviços do Google.