Resposta da 2: O etanol migrou com maior velocidade. Esse fato pode ser explicado pela vitalidade dos solventes. A medida que os solventes por capilaridade migraram pela fase estacionária porosa do papel ,também houve a evaporação desse solvente. Como a acetona é mais volátil, a migração pelo papel foi menor.
Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.
Cromatografia é uma técnica que ajuda a identificar os componentes de uma mistura. (Foto: Wikimedia). Cromatografia em coluna: é a técnica mais antiga da cromatografia, cuja aplicação serve para separar componentes em duas fases: sólida e líquida.
Quais misturas podem ser separadas por CG ? DE FORMA GERAL: CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes tenham PONTOS DE EBULIÇÃO de até 300oC e que termicamente estáveis. 1 - Reservatório de Gás e Controles de Vazão / Pressão. 2 - Injetor (Vaporizador) de Amostra.
DIÂMETRO INTERNO (d.i) Cada faixa apresenta vantagens e limitações, sendo que seu conhecimento é importante na escolha da coluna apropriada. As colunas de d.i. < 0.
O suporte mais comumente utilizado em cromatografia gasosa é proveniente de diatomita, material obtido do esqueleto de algas diatomáceas (terras diatomáceas ou Kieselgur). Estes suportes têm estrutura semelhante a da sílica onde a superfície é recoberta por grupos siloxanos (≡ Si-O-Si≡) e silanóis (≡Si-OH)3.
Fase estacionária: fase fixa onde a substância que está sendo separada ou identificada fixa-se na superfície de outro material. Por exemplo, um papel de filtro. Fase móvel: nesta fase as substâncias que queremos isolar são “arrastadas” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso.
2. Cromatografia planar. ... Cromatografia em papel: é uma técnica para líquido-líquido, no qual um deles é fixo a um suporte sólido. Recebe esse nome porque a separação e identificação dos componentes da mistura ocorre sobre a superfície de um papel filtro, sendo essa a fase estacionária.
1 – Introdução A cromatografia é uma técnica de separação baseada na distribuição dos componentes de uma mistura entre um fluido (fase móvel ou eluente) e um adsorvente (fase estacionária).
O fator de retenção, Rf, é definido como a distância percorrida pelo composto dividida pela distância percorrida pelo eluente. ... Quando se compara dois valores de Rf em condições idênticas, o composto com maior fator de retenção é menos polar, pois interage menos com o adsorvente polar.
DISCUSSÃO DE RESULTADOS As diferentes cores são observadas em posições diferentes na fase estacionária, uma vez que as tintas usadas são compostas por diferentes pigmentos.