A "partilha" da Ásia foi uma das "caras" do Imperialismo no Século XIX, tendo os países europeus, em especial a França e a Inglaterra, ocupado uma série de territórios na Ásia, impondo aos governos e populações locais os seus interesses políticos e econômicos.
Os europeus ao tomarem conhecimento do plantio de arroz na Asia começaram a ter interesse de exploração de seu território. Embora a dominação na Ásia pelos europeus não tenha sido da mesma forma nos diversos pontos, a base da influência européia na Ásia foi através da força militar.
A União Europeia é criada com o objetivo de pôr termo às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço começa a unir económica e politicamente os países europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura.
Imperialismo na Ásia: Resumo. Nesse contexto, Inglaterra, França e Holanda foram ocupando territórios na África e na Ásia. Mais tarde, o Império Alemão também se lançaria à conquista de regiões por estes continentes. Igualmente, o Japão aproveita para invadir a península coreana e parte da China.
A inserção de uma nova cultura a partir da colonização europeia gerou reflexos diretos no modo de vida de muitas civilizações. O cultivo tradicional do arroz despertou nos europeus um grande interesse nas terras do Sudeste Asiático, no qual se desenvolvia o plantio dessa cultura há muitos séculos.
A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contactos entre europeus com os países no Oriente. O ponto de partida foi o primeiro contacto a 20 de Maio de 1498 após a viagem comandada por Vasco da Gama até Calecute.
As primeiras civilizações do continente asiático tiveram origem no Crescente Fértil. Essa região é acompanhada pelos vales dos rios Tigre e Eufrates, nas partes setentrional e ocidental banhadas pelo Golfo Pérsico. ... As ruínas que sobraram de antigas cidades estão espalhadas pelo Crescente Fértil.
Os atuais asiáticos e indígenas das Américas são descendentes de um grupo de pessoas que viveu na China há 40 mil anos, segundo análise do DNA de um fóssil cujo estudo foi publicado esta semana nos Estados Unidos.
História. O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo. As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia.
A Rússia
- Principais cidades: Ancara, Esmirna, Bursa e Manisa. - Temperatura média anual: 18 graus Celsius. - Índice Pluviométrico: 400 mm por ano. - Na Antiguidade, a Ásia Menor era de grande importância comercial, pois sua posição estratégica a tornava rota de ligação entre Europa e Ásia.
península da Anatólia
A Ásia Menor é uma região em que os continentes da Ásia e da Europa ficam próximos um do outro, separados apenas por uma faixa estreita de mar. É também conhecida por seu nome grego, Anatólia. No passado, era ponto de encontro de viajantes que passavam entre a Ásia e a Europa. Hoje, é parte da Turquia.
Turquia
A Ásia é conhecida por ser o maior dos continentes, tanto em extensão territorial em área. ... Localização – A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.