A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.
substantivo feminino Ação de segregar, de separar, de isolar, de se afastar; afastamento, separação. [Sociologia] Isolamento forçado de um grupo para o afastar do grupo principal ou de outros; discriminação: segregação racial.
Resposta. É uma separação espacial (geográfica)de um grupo de pessoas ,em virtude de diversos fatores,como :raça,o poder aquisitivo,religião,etnia, educação,nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
O que é Segregação: Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.
A segregação socioespacial vem da diferença de tratamento social e local com uma população. A desigualdade é uma consequência porque se há diferença de tratamento, uma massa é tratada melhor que a outra e portanto tem melhores condições de vida do que a outra, o que ocorre muitas vezes.
Podemos compreender que as desigualdades sociais podem ser evidenciadas como elementos que se materializam na paisagem urbana quando observamos por exemplo, os relevos encontrados nas regiões sudeste principalmente aglomerados de casas e construções irregulares, compreendendo grandes perigos à vida urbana.