Ela ajuda a reduzir os níveis de hormônios estressantes, diminuindo a sensação de insatisfação e de sintomas depressivos e ansiogênicos. Assim, há liberação de endorfina que promove a sensação de bem-estar, além da liberação da dopamina, que proporciona a sensação de relaxamento.
Princípio da sobrecarga ou princípio da elevação progressiva da carga. Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.
1º - Princípio da individualidade biológica: É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais.
CARGA INTERNA DE TREINAMENTO: A CONGRUÊNCIA DAS RESPOSTAS DE ATLETAS E TÉCNICOS ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DA SESSÃO. ... Entretanto, o estímulo para as adaptações decorrentes do treinamento está diretamente ligado ao estresse fisiológico (carga interna) imposto aos atletas pela carga externa (VIRU, 2000).
Carga externa é a carga de treinamento completada pelo atleta independente de suas características biológicas. ... Carga interna é a carga de estresse fisiológico e psicológico imposta ao organismo do atleta por uma relativa carga externa realizada.
A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos. ... Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular queima mais glicose.
Educação Física A musculação diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima.
Conheça 5 tipos de Musculação e entenda qual o melhor para seu objetivo
O FUNCIONAMENTO DO MÚSCULO Um músculo é formado por fibras musculares que por sua vez contém miofibrilas, os elementos encarregados da contração muscular. Durante um esforço muscular, estas fibras entram em ação: o músculo se encurta e cria uma contração muscular, as extremidades se aproxima e é produzido o movimento.
Toda vez que você levanta um peso com o braço, seu organismo produz as proteínas chamadas miosina e actina, responsáveis, no caso, pela contração do bíceps. Quanto mais dessas proteínas você tiver, mais forte será. Como os atletas produzem muita actina e miosina, as células aumentam de tamanho para abrigá-las.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.