1. instituição onde as pessoas depositam o dinheiro: Vou ao banco buscar dinheiro.
Significado de Banco substantivo masculino Assento estreito e comprido de madeira, ferro ou pedra, com encosto ou sem ele. Pranchão comprido onde certos artífices se sentam ou fixam as peças em que trabalham: banco de carpinteiro. Camada ou leito de pedra numa pedreira.
O nome “banco” foi criado pelo banqueiros judeus de Florença por causa da mesa onde eram feitas todas as trocas de moedas. No ano de 1406, foi criado na cidade italiana de Gênova, o primeiro banco moderno, chamado de Banco di San Giorgio.
O nome italiano “banco” ou “banca” (“tenda para vender mercadorias”) passa a ser utilizado na acepção de “estabelecimento de crédito” a partir de 1340. Mas a origem da palavra banco é germânica, “bank”, usada pelo latim vulgar em todo o império do Ocidente.
O nome "banco", porém, foi criado pelos banqueiros judeus de Florença na época do Renascimento, designando a mesa onde eram trocadas as moedas. Em 1406, foi criado aquele que é considerado o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova.
Antigamente, os clientes só podiam obter dinheiro com um bancário durante o funcionamento do banco, que era das 12h às 16h! Quem não conseguisse ir a uma agência nesse período, teria que esperar pelo próximo dia para ter a quantia em mãos.
A necessidade de guardar as moedas em segurança deu surgimento aos bancos. ... Assim surgiram as primeiras cédulas de “papel moeda”, ou cédulas de banco, ao mesmo tempo em que a guarda dos valores em espécie dava origem a instituições bancárias.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
A moeda é utilizada como medida de valor, para a empresa seria como a medida do trabalho exercido sobre o produto. Na economia a moeda tem três funções especificas. Pode ser tratada como meio de troca onde os compradores dão aos vendedores quando deseja adquirir um produto, mercadoria.
O dinheiro tem valor porque ele é um meio de conseguir o maior benefício hoje. Hoje essa crença está ligada mais à capacidade de o Banco Central de manter o valor da moeda. Se o Banco Central começa a imprimir dinheiro indefinidamente, cada unidade desse dinheiro valerá menos, o que ocasionará em inflação.
O conceito do valor do dinheiro no tempo surge da relação entre juro e tempo, porque o dinheiro pode ser remunerado por certa taxa de juros num investimento, por um período de tempo, sendo importante o reconhecimento de que uma unidade monetária recebida no futuro não tem o mesmo valor que uma unidade monetária ...
Mesmo com saúde ou com dinheiro, se a pessoa não é feliz, ela tem o corpo e os bolsos cheios de nada. Assim, a felicidade também tem direito a entrar na lista das coisas mais importantes do que o dinheiro, e a ser uma das prioridades da sua lista.