10 Formas de Relaxar em até 5 Minutos
Também é desaconselhada a prática excessiva, principalmente para iniciantes. “O ideal é meditar no máximo umas duas vezes por dia”, diz. Roberto ainda afirma que meditar deve ser um exercício constante, leve e sem expectativas.
O cronograma militar é o mesmo no mundo inteiro e funciona mais ou menos assim: acorda 4.
Um monge é uma pessoa que vive fora da sociedade e se dedica totalmente à religião. Sua vida é quase sempre simples, voltada para as preces e o trabalho. Normalmente os monges não têm muitos pertences, e renunciam a qualquer riqueza. Em muitos lugares, mulheres também podem exercer essas funções, sendo chamadas monjas.
Meditar significa habituar-se a emoções e atitudes construtivas, realistas e benéficas. Isso cria bons hábitos mentais. A meditação é usada para tornarmos nossos pensamentos e pontos de vistas mais compassivos e correspondentes à realidade.
Meditar é mais simples do que parece - esqueça a ideia de esvaziar a mente. A ideia é controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Os benefícios da meditação para o bem-estar e a saúde são pesquisados desde os anos 1970.
Os monges budistas praticam o isolamento diariamente, o que os ajuda a manter o foco. Para se isolar é preciso se livrar de qualquer interferência.
O que os estudos dizem sobre os benefícios da meditação
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Quando uma pessoa aprende uma habilidade particular – como a meditação – ela está exercitando essas áreas de massa cinzenta (que são as células cerebrais conectadas umas às outras), cujo trabalho é formar essa habilidade.
Esta técnica pode realizar-se da seguinte forma:
A sua origem remonta às práticas budistas com mais de 2500 anos. Em 1979, o mindfulness começou a ser usado como prática terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn e, em 2001, Mark Williams, John Teasdale e Zindel V. Segal desenvolveram uma terapia cognitiva com base no mindfulness [Mindfulness-Based Therapy – MBCT].
Jon Kabat-Zinn
Basicamente, mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Isso significa estar atento a cada movimento, situação, respiração.
A prática do mindfulness é, portanto, o exercício de se concentrar no momento presente, mantendo uma constante consciência do agora – nossos sentimentos, emoções, desconfortos, ambiente.