1. Diz-se de ou animal proveniente de duas espécies diferentes (ex.: o mulo é animal híbrido). 2. Que ou o que tem elementos diferentes na sua composição.
Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.
O híbrido triplo é obtido a partir do cruzamento entre uma linha pura e um híbrido simples e é indicado para média a alta tecnologia, enquanto o híbrido duplo é o resultado do cruzamento entre dois híbridos simples, sendo indicado para média tecnologia (Figura 1).
Ao contrário do milho transgênico, o híbrido não tem genes de outras espécies implantadas. Ele é produzido através do cruzamento de duas linhagens puras, que dão origem ao milho híbrido. O grão somente apresenta as características (maior produção de proteína, por exemplo) na primeira geração.
Hibridos são animais misturados por exemplo um gato misturado com um coelho formando um animal hibrido, melhoramento genetico é modificar algum orgão em um animal fazendo que de alguma forma se beneficie disso.
A consanguinidade, ou endogamia, é um método de melhoramento genético que consiste no acasalamento entre parentes. O método provoca concetração de genes em uma população, aumentando a homozigose e tornando o rebanho mais uniforme e mais distinto de outros rebanhos.