Sendo assim, o objetivo da educação ambiental é desenvolver nas pessoas a consciência a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas. ... Mas com um pouco de boa vontade, tanto dos educadores como da população, a educação ambiental pode trazer bons resultados.
Objetivo. Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente; Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza; Desenvolver e estimular na criança a criatividade.
Como é possível incentivar práticas de sustentabilidade com os alunos?
Confira a seguir algumas sugestões de como desenvolver um projeto de sustentabilidade na escola:
Confira 8 práticas sustentáveis que a escola pode aplicar
A instituição de ensino pode ensinar aos alunos como desenvolver projetos simples (mas efetivos) para realizar ações sustentáveis. Esses projetos devem focar no uso da criatividade para ensinar os 3 Rs, de reciclagem, reutilização e redução da produção de lixo.
Dada a devida importância pelas instituições de ensino, a sustentabilidade na escola ajudará as crianças a entenderem que, ao cuidar do meio que as cerca, não cuidam só de si mesmas, mas também dos outros.
Veja como a escola pode conscientizar os alunos para separar o lixo, a fim de destiná-lo adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade produzida.
Como reduzir a produção de lixo no dia a dia
Resposta. Resposta: papel,chicletes,cabinho de pirulito,plastico de biscoito,residos de ponta de lapis,borrachas...
Uma escola é capaz de gerar uma grande quantidade de lixo por dia: além de papéis e materiais, há a hora do recreio, em que alunos e professores descartam restos de alimentos e itens como sacos plásticos, embalagens, guardanapos e copos.
7 LIXO NÃO RECICLÁVEL LIXO ORGÂNICO: restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, pó de café, varredura de casa; REJEITOS: papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, lenços e guardanapos de papel, cerâmicas e porcelanas, roupas, couros, sapatos, acrílicos, lâmpadas, espelhos, vidros planos e cristais, ...
Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Quando o Equipamento Elétrico e Eletrônico (EEE) é descartado pelo seu proprietário como resíduo com a intenção de reabastecimento, ele passa a ser WEEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos), mais conhecido como e-waste (Lixo Eletrônico).
Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta
Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo). ... Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar em diversas doenças para os animais e os seres humanos.