Logo de cara as formigas exercem papel importante na aeração e incorporação de matéria orgânica ao solo. Ao escavar, para construir suas galerias, as formigas revolvem o solo. Isso permite que o ar atmosférico penetre nas camadas mais baixas de terra para ser utilizado por milhares de organismos que vivem ali.
Além do papel importante que têm ao regularem as populações de demais organismos que ali vivem, formigas e cupins são, por grande parte, ainda responsáveis da mineralização dos detritos vegetais em decomposição na serapilheira, da circulação das águas de lixiviação e da oxigenação do solo superficial.
Formigas buscam alimento, cavam túneis, cuidam das crias, brigam como soldados. ... As rainhas vivem mais do que as operárias, e os machos morrem logo após o acasalamento.
A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha. Também fazem parte dessa microssociedade as fêmeas aladas e os machos, dupla que tem a função de acasalar e gerar novos indivíduos para o grupo.
As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro. Na cabeça da formiga tem um par das maxilas grandes e fortes.