ABERTURA CORONÁRIA É a projeção mecânica da anatomia interna da câmara pulpar sobre a superfície do dente. 3. ABERTURA CORONÁRIA OBJETIVO Permitir que o instrumento endodôntico penetre no canal de maneira livre e direta, atuando em toda a extensão do comprimento de trabalho.
Forma de contorno: É a projeção do teto da câmara pulpar em forma e volume....1.
Número 14: ø Molar. Número 15: ò Molar. Número 16: ó Molar ou dente de sabedoria. Número 17: ó Molar ou dente de sabedoria (inferior esquerdo)
#484757 IESES - Fiscal Cirurgião Dentista (CRO SC)/2016 Qual grupo dental apresenta ao final da abertura coronária para uma intervenção endodôntica uma forma de conveniência cônico-ovóide ou elíptica com maior dimensão no sentido vestíbulo-lingual? Molares inferiores.
Segundo pré-molar superior: Uma raiz (um ou dois canais) – 54% presença de um canal, 46% presença de dois canais; -raiz bem achatada, no sentido vestibulo-palatino e mais amplo no sentido proximal; -terço cervical e médio: canal mais achatado; terço apical: circular.
Primeiro Pré-Molar Superior Quando esses dentes apresentam-se com raiz única, normalmente apresentam dois canais: um na vestibular e o outro na lingual, que podem terminar em um único forame ou em dois forames distintos.
O primeiro pré-molar superior possui a face oclusal com contorno pentagonal, com duas cúspides, sendo a vestibular mais alta e mais larga que a palatal. Cúspides separadas por um sulco reto e longo, com deslocamento palatino. Na maioria apresenta duas raízes, sendo este o único com essa característica.
Um dente pode assim ser identificado de acordo com o quadrante em que esta localizado (p. ex., dente superior direito ou dente inferior esquerdo). Tanto na dentição decídua como na permanente, os incisivos podem ser distinguidos de acordo com a sua relação com a linha mediana.
Anatomia de um dente
Estrutura do dente
A raiz é a parte que está inserida nos ossos, enquanto a coroa é a parte exposta. Os dentes incisivos, caninos e alguns pré-molares possuem uma única raiz, diferentemente dos molares, que podem apresentar duas ou três raízes. Analisando-se o dente em um corte vertical, podemos observar a polpa, a dentina e o esmalte.
2 – Dentina: uma camada composta maioritariamente por células vivas – que libertam uma substância mineral dura – e que se encontra sob o esmalte. 3 – Polpa: a polpa ou polpa dentária como também é conhecida, é a estrutura interna do dente; bastante suave, é composta por nervos e vasos sanguíneos.
Incisivos:temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.