Onfaloflebite é o processo inflamatório da veia umbilical e da porção externa do umbigo. A sintomatologia clínica é caracterizada por um aumento de volume no umbigo, com a presença de exsudato, que pode estar ou não exteriorizado.
Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue venoso do feto até a mãe, e uma veia, que transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes até o coração do bebê.
A onfalite caracteriza-se por ser uma infecção geralmente causada pela bactéria staphylococcus aureus. Os sintomas são à saída de um líquido seroso, por vezes manchado de sangue provocando vermelhidão e inchaço na zona que circunda o umbigo, às vezes, febre.
O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo. Se demorar a cair, investigue o atraso com o pediatra que acompanha o bebê.
A orientação é proteger o coto umbilical por dentro da fralda e não apertar para fechá-la. Pode ser usado qualquer tipo de roupinha, de acordo com a estação climática. Seque a umidade da pele do bebê ao redor do umbigo.
Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
“Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize bem. Por isso, depois de cada banho, seque bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo”, esclarece.
É comum e normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada que pode ser muito parecida com o pus, mas não se desespere mamãe, isso não quer dizer que ele esteja infeccionado.
De salientar que o banho deverá ser sempre dado antes da próxima mamada e nunca depois de comer. adequada, entre os 35 e os 37 graus. É importante que o bebé não sinta frio nem demasiado calor. pele é mais sensível.