Cabo de Guerra Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda.
Para brincar: Cordinha Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante.
Para fazer os cabos em casa, corte dois pedaços de cano de PVC 1/2" (1,3 cm) em comprimentos iguais de 10 a 20 cm, dependendo da sua preferência. Faça um furo em dois caps em PVC de 1/2" (1,3 cm) que sejam largos o suficiente para a sua corda. Você também pode cortar um passador de madeira em comprimentos similares.
PULAR CORDA: tal atividade aborda conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal. Mostra-se importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos.
Considerado um dos exercícios que mais queima calorias, já que é possível eliminar até 600 calorias em 30 minutos, pular corda emagrece porque é um exercício aeróbico. Mas a atividade também fortalece os músculos superiores e inferiores, trabalha pernas e glúteos, e ajuda a combater a celulite e a osteoporose.
Ou seja: você precisa de 15 a 30 minutos por dia de segunda a sexta-feira para obter alguns dos benefícios de pular corda!