Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.
A Evolução Biológica compreende o conjunto de mudanças hereditárias as quais os seres vivos estão sujeitos, gerando variedade genética e diversidade. Essas modificações geram transformações hereditárias nos organismos que estão relacionadas a processos adaptativos.
Darwinismo é o nome dado à teoria evolucionista baseada nas ideias de Charles Darwin. O darwinismo baseia-se em dois pilares: a ancestralidade comum e a seleção natural. ... Após os conhecimentos sobre genética serem adicionados às ideias darwinistas, surgiu a teoria que chamamos de neodarwinismo.
O darwinismo social compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Tal teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam.
Por outro, observamos que o darwinismo social acabou inspirando os movimentos nacionalistas, que elaboravam toda uma justificativa capaz de conferir a superioridade de um povo ou nação. De fato, o darwinismo social criou métodos de compreensão da cultura impregnados de equívocos e preconceitos.
Podemos dizer que uma das consequências da doutrina do Darwinismo Social, elaborada no século XIX, foi: a) o aperfeiçoamento das sociedades democráticas e a evolução tecnológica ocidental.
O darwinismo não explicava apenas como os humanos desenvolveram a postura ereta, um cérebro mais volumoso que outros primatas e o polegar opositor; explicava também como desenvolveram a vida social, o senso de moral e o sentimento religioso.
A seleção natural apenas dita quais as mutações que ajudam (ou não) na sobrevivência de uma dada espécie. Aquelas que ajudam a prole a sobreviver em um ambiente austero são "selecionadas" e passam a ser parte de seu código genético, sendo transmitidas às futuras gerações.
Resumo: A psicologia evolutiva ou psicologia evolucionista tem por objetivo explicar o comportamento humano a partir de uma perspectiva evolutiva e descobrir os módulos mentais que constituem a natureza humana universal.
No final de A origem das espécies (1859), Darwin previu que a psicologia encontraria “uma base segura […] no fundamento […] da aquisição necessária de cada poder mental e de cada capacidade mental de forma gradativa” (isto é, através da seleção natural).
Foi a partir de Darwin que Freud pôde, ao estudar a patologia histérica, atentar para o aspecto dinâmico e econômico do funcionamento afetivo e conceber uma via de incursão ao passado da espécie.
A psicologia evolucionária tem raízes na Psicologia cognitiva e na biologia evolutiva, mas também se baseia na Ecologia comportamental, Inteligência artificial, Genética, Etologia, Antropologia, Arqueologia, Biologia e Zoologia.