Geralmente * o fio com a faixa branca ou as linhas tracejadas carrega a extremidade "positiva" (+), enquanto o outro fio não marcado carrega a extremidade "negativa" (-).
Passo 5 – Identificando os fios Essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade nessa hora. Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase.
Perceba que a partir de um determinado volume, o som começa a perder nitidez e se distorce à medida que o sinal aumenta usando caixas de sons ruins. A distorção é o primeiro sinal de que a caixa não está dando conta de reproduzir o sinal que recebe.
A medida para se avaliar a sensibilidade de qualquer som é o decibel (dB). E, é aí que está a dica: caso o seu aparelho de som seja de baixa potência (em torno de 15 watts RMS por canal), os alto-falantes com classificação de alta sensibilidade (algo em torno de 90 dB) serão a melhor escolha.
Procure ruídos. Se seu alto-falante estiver estourado, é provável que ouça um som com ruídos e trêmulo. Esse som pode ser desagradável e é um sinal de que seu alto-falante está estourado. Compre um multímetro.
Infelizmente, uma vez estourado ou quebrado, ele jamais será 100 porcento novamente. De qualquer forma, um reparo básico pode ser feito para consertar o auto falante para que ele não estale e recupere a sua qualidade do som. Muito das distorções vêm de um cone estourado.
Segure o Volume Geralmente este limite gira em torno de 2/3 do volume total, mas é claro que isto varia de acordo com o aparelho. Não é difícil reconhecer que suas caixas de som possuem um amplificador interno, logo, procure utilizar no máximo 2/3 do seu volume total para não distorcer o som.
Um problema na alimentação de energia da caixa de som pode fazer com que ela pare de funcionar. Se o seu modelo utiliza pilhas, verifique se elas não estão descarregadas. O mesmo ocorre com os modelos que utilizam USB. Veja se a entrada está funcionando adequadamente – teste em outra se possível.
No quesito som, prefira sempre caixas acústicas para evitar distorções, mesmo se levantar o volume ao máximo. Caso use um retroprojetor, o ideal é que haja menos penetração possível da iluminação solar para não estourar o branco da tela e nem da lâmpada transmissora do equipamento.