Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.
A condução, como dito, ocorre pelo contato direto entre moléculas, que, ao colidirem, transferem energia cinética para suas moléculas vizinhas. Nesse tipo de transferência de calor, não há transporte de matéria.
Por irradiação a transferência de calor é por ondas eletromagnéticas; na convecção é por líquidos e gases; e na condução, a energia é transferida por sólidos.
A convecção térmica é o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga pela movimentação de massas líquidas ou gasosas, que alternam suas posições no meio à diferença de densidade.
As correntes de convecção são as grandes responsáveis pela dinâmica do relevo da Terra. As Correntes de Convecção da Terra (também chamadas de Células de Convecção) são os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre.
A energia transferida é chamada calor. Assim, a temperatura de um corpo, sua energia térmica e a agitação de suas partículas alteram-se quando esse corpo recebe ou cede calor. A transferência de calor somente termina quando os dois corpos em contato atingem a mesma temperatura, um estado denominado equilíbrio térmico.
Neste momento, uma dúvida que pode surgir é: Existe alguma temperatura, baixa o suficiente, onde as partículas estejam completamente paradas? A menor temperatura que um corpo pode atingir é o chamado zero absoluto. Na escala de temperaturas que usamos no Brasil, o Celsius, essa temperatura equivale a incríveis -273 °C.
Quando aquecemos algum corpo, seus átomos passam a oscilar com maior amplitude. Esses átomos mais agitados transferem parte da sua energia cinética para os átomos vizinhos por colisões e vibrações, dessa maneira, eles se desaceleram, enquanto os menos agitados ganham velocidade.
Resposta. Já que o corpo A está mais quente, será o de maior temperatura. O corpo B será o de menor temperatura, porque sua temperatura apresenta estar inferior ao outro corpo.
Mas saiba que apenas o movimento de translação é que determina o quão quente ou frio está um corpo. Isso pode ser percebido na forma com que o forno de micro-ondas esquenta ou cozinha a comida.
Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estarão entre si. O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. ... O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo.
Para esse valor de temperatura, a distância média entre as moléculas é praticamente constante. Porém, quando há aumento na temperatura da substância, as moléculas ou átomos começam a vibrar mais rapidamente, isto é, vibram com maior amplitude, consequentemente, ficam um pouco mais distantes umas das outras.
Portanto, temos que com o aumento da temperatura, as moléculas começam a agitar em maior grau, (aumento da energia cinética), ficando mais afastadas entre si, ocupando maior espaço, pois dentre as duas forças atuantes (de atração e de repulsão), a força de repulsão é maior, pois essas forças não são simétricas.
No processo de dilatação térmica dos sólidos, os átomos se distanciam entre si com o aumento da temperatura, isso faz com que o corpo em questão aumente as proporções de sua dimensão. No processo de dilatação linear, é escolhida apenas uma das dimensões de um determinado corpo, que teve a sua temperatura aumentada.
Praticamente todas as substâncias, sejam sólidas, líquidas ou gasosas, dilatam-se com o aumento da temperatura e contraem-se quando sua temperatura é diminuída e o efeito da variação de temperatura, especialmente a dilatação, tem muitas implicações na vida diária.