Resposta. ➨ O determinante de uma Matriz é dado pelo valor numérico resultante da subtração entre o somatório do produto dos termos da diagonal principal e do somatório do produto dos termos da diagonal secundária.
O determinante de uma matriz é um número real associado a ela, calculado segundo algumas regras. Define-se o conceito de determinante de uma matriz para as matrizes quadradas. O determinante de uma matriz de ordem 1 é igual ao seu único elemento.
Propriedades de Determinantes 2 – Se uma matriz A, de qualquer ordem, possui uma linha inteira ou coluna inteira, composta por zeros, então o seu determinante é igual a zero. Exemplo: 3 – Se uma matriz A possuir duas linhas ou duas colunas idênticas, o seu determinante também é zero.
Caso uma matriz quadrada A seja multiplicada por um número real k, seu determinante passa a ser multiplicado por kn. O valor do determinante de uma matriz R é igual ao determinante da matriz da transposta de R, det R = det (Rt).
O determinante de matrizes 5x5 pode ser calculado utilizando o Teorema de Laplace. Esse teorema diz que o determinante de uma matriz será dado pela soma dos produtos entre os elementos de uma linha ou coluna escolhidos e seus respectivos cofatores.
Fato social normal e patológico
A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos, religiosos. A sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos: a estrutura social, os grupos sociais, a família, as classes sociais e os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
Herdeiro do positivismo de Augusto Comte, Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim seria mais fácil de estudá-los. Ele propôs regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse mais “científica”.