Xfce
"Sem mais delongas, o Lxde é mais leve que o Xfce. O consumo de memória e da CPU do Xfce é um pouco mais alto do que o do Lxde. O Xfce puro inicia consumindo cerca de 59mb de memória ou um poucos mais, e em alguns casos até menos.
As interfaces gráficas mais conhecidas são Unity, Gnome, KDE, XFCE, LXDE, Cinnamon e Mate. No momento a mais usada no Linux é o Unity por ser a interface gráfica padrão do Ubuntu.
Mas, essencialmente, o ambiente gráfico Linux é considerado uma combinação entre um “display server” (servidor gráfico) e um “window manager” (gerenciador gráfico ou gerenciador de janelas), que juntos proporcionam ao usuário uma interface gráfica rica (ambiente desktop).
O ambiente gráfico é um programa criado para tornar mais fácil a utilização do computador por meio de representações visuais do sistema operacional. O Windows possui apenas o ambiente gráfico padrão, com a chamada Windows Aero nas versões Windows Vista e Windows 7.
Verifique se ao iniciar o sistema, ao escolher seu usuário, existe alguma opção para escolher o gerenciador de janelas (Na "engrenagem" acima do nome do usuário, tera uma opção para usar o XFCE). Aí ao logar, estará usando este ambiente desktop.
XFCE (pronunciado como quatro letras individuais) é um ambiente de trabalho gráfico livre, executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux.
KDE é uma comunidade internacional de software livre produzindo um conjunto de aplicativos multiplataforma projetados para funcionar em conjunto com sistemas Linux, FreeBSD, Solaris Microsoft Windows, e Apple Mac OS X.
O GNOME é um ambiente desktop completo para sistemas operacionais das famílias GNU/Linux e UNIX. ... É possível instalar o KDE e o GNOME na sua estação de trabalho — o que permite alternar entre um e outro, além de rodar os aplicativos nativos de cada um em qualquer um dos ambientes.
Por muito tempo, o leve e rápido XFCE tem sido considerado um ótimo ambiente gráfico para distribuições Linux que rodam em máquinas antigas, principalmente por não exigir muito do hardware em comparação com o GNOME e com o KDE.
O kernel, se implementado corretamente, é imperceptível para o usuário. Ele funciona por conta próprio em um mundinho chamado espaço do kernel, onde aloca a memória e monitora onde todas as coisas são armazenadas. O que o usuário vê, por exemplo, os navegadores da web e arquivos, é chamado de espaço do usuário.
Na verdade, o GNOME foi originalmente criado para substituir o KDE, porque o KDE é construído sobre o Qt (como um kit de ferramentas gráfico), que não era de código aberto na época (mas agora é). O KDE é um projeto enorme e unificado, que tem uma abordagem bem diferente do projeto GNOME.
GNOME é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização.
O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. ... Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar (monitor, placa de vídeo, etc.).
O que é Linux O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o Mac OS (Apple), é um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários.