Anel de Malpighi – O que é A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Para que a planta morra deve-se retirar o anel de Malpighi, que contém o floema (vaso responsável pelo transporte de seiva elaborada para a raiz).
O anel de malpighi é usado na agricututa para se obter frutos maiores e mais suculentos. Realizando um anel de malpihi(é um corte em forma de anel) em alguns ramos,impede a passagem de seiva elaborada,devido o corte dos vasos liberianos mais externos.
Quando o Anel de Malpighi é feito no caule da planta, ela morre, mas quando é feito só em um ramo, o fruto fica mais adocicado, por que impede que o açúcar produzido durante a fotossíntese seja transportado para o restante da planta, concentrando-se naquele ramo e em seus frutos.
Para que o método seja efetivo é necessário interromper o fluxo descendente da seiva, mediante retirada prévia de um anel da casca da planta (anel de Malpighi) ou colocando um anel de arame metálico no local desejado para as futuras raízes (vulgarmente chamado de "forca").
A retirada de um anel de Malpighi do tronco de uma árvore acaba por matá-la, em virtude da falta de substâncias orgânicas para a nutrição das raízes. A retirada de um anel de casca do caule interrompe o fluxo de seiva elaborada das folhas para os órgãos consumidores.
Pode-se deixar um pequeno orifício na parte superior que permita regar o substrato. Com o passar de algumas semanas ou meses, dependendo da espécie, as novas raízes já estarão bem formadas e o alporque poderá ser cortado, logo abaixo das raízes e replantado em um vaso.
Vantagens: - Rapidez na produção de mudas; - Reprodução fiel da planta-mãe; - Multiplicação de plantas que não florescem por motivos de adaptação e de plantas cujas sementes são estéreis; - Precocidade das plantas produzidas.
A alporquia é um método de reprodução de plantas a partir de um galho de uma planta. A nova planta terá a mesma produção de flores e frutos da planta mãe. ... Pode ser usada também para salvar uma planta que tenha boa produção, mas que esteja apresentando uma aparência doente.
A alporquia é um dos métodos de propagação vegetativa mais antigos que o homem utiliza. As estruturas reprodutivas das angiospermas se encontram no interior da flor. Essas estruturas, após a fecundação, dão origem à semente e ao fruto. Tais eventos se relacionam à reprodução sexuada dessas plantas.
Mergulhia é o tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até o enterrar no solo. A parte enterrada ganha raízes e, quando está enraizada, pode separar-se da planta-mãe, obtendo-se assim uma planta independente.
Plantas de sombra: Filodendros