A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes.
As sardinhas são um predador natural das água-vivas e também competem com elas pelo mesmo tipo de organismos marinhos para alimentar-se.
Segundo o especialista em animais aquáticos peçonhentos Vidal Haddad Júnior, as águas-vivas são transparentes e raramente visíveis quando estão na água. Já as caravelas apresentam uma bolsa púrpura ou avermelhada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível.
água-viva-caixa-australiana
10 animais mais mortais encontrados no oceano
viva Nomura
Um sifonóforo (classe de invertebrados marinhos) de comprimento estimado em 50 metros – aparentemente o animal mais longo já registrado – foi descoberto durante uma expedição científica de um mês explorando os desfiladeiros submarinos perto de Ningaloo (litoral noroeste da Austrália).
Medusa
Quais são os maiores animais do mundo?
Considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta brasileira (Tapirus terrestris) necessita de grande quantidade de plantas, frutos e até cascas de árvores para sustentar seus quase 300kg.
O menor tatu do Brasil possui até 40 centímetros e pesa cerca de 1,8 quilos. O nome popular revela o comportamento típico da espécie quando se sente ameaçada: ao se aproximar dos predadores, o animal se curva em formato de bola.
O menor sapo do mundo conhecido (e vertebrado) é um sapo do tamanho de uma mosca doméstica com comprimento aproximado de 7,7 milímetros. Cada um dos três anfíbios existe apenas em um local de Madagascar.
Paedophryne amauensis