São produtos de uma ligação covalente irreversível entre moléculas de glicose e aminoácidos de uma proteína, através de um mecanismo de glicosilação não enzimática. Proteínas glicosiladas; Proteínas glicadas; Glicoproteínas; Albumina e globulinas glicosiladas.
O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) deve ser solicitado logo no início da internação e pode ter grande importância diagnóstica, especialmente na diferenciação entre hiperglicemia de estresse e DM não diagnosticado. O exame de HbA1c pode nos auxiliar na definição do de DM prévio à internação.
Quando o resultado está de 4,5 a 5,6%, significa que os níveis de hemoglobina glicada estão normais, o que é o ideal.
Durante o período de vida da hemácia - 90 dias em média - a hemoglobina vai incorporando glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período ou sofrer aumentos ocasionais, haverá necessariamente um aumento nos níveis de hemoglobina glicada.
O teste de glicemia detecta a hipo e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação. O segundo quadro denuncia o diabetes mesmo quando não há sintomas da doença. Já a hemoglobina glicada também dosa a glicose, mas por meio da análise de uma porção do sangue que se liga a ela: a tal hemoglobina.
Além dos sintomas acima, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose. Antes de tudo, o fundamental é conversar com seu médico para investigar o problema.
Não diabéticos: hemoglobina glicada entre 4,0% e 6,0% (glicose média estimada 68-126 mg/dL) Diabetes: hemoglobina glicada 6,5% (140 mg/dL) ou mais. Pré-diabetes (risco aumentado de desenvolver diabetes no futuro): hemoglobina glicada 5,7% - 6,4% (117-126 mg/dL)
Cautela na interpretação da Hemoglobina Glicada (A1C) quando utilizada para diagnóstico
A glicemia normal após uma refeição (1 a 2h) deverá ser menor que 140 podendo chegar no máximo a 180mg/dl para ter um bom controle glicêmico. Após 2 h da refeição o normal é até 140mg/dl.