Cantiga da Ribeirinha
Também conhecida por "Criação de Adão", apesar de ser considerada a primeira cantiga de amor sua data de composição ainda é muito discutida, tendo estudiosos que dizem que ela foi criada em 1189 ou em 1198, enquanto outros não admitem que sua criação possa ser antes de 1200.
Maria Paes Ribeiro - apelidada "A Ribeirinha", amante do rei D. Sancho I. Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico. Veja agora a Cantiga da Ribeirinha e sua versão em português recente.
A CANTIGA DA RIBEIRINHA foi escrita por PAIO SOARES de TAVEIRÓS foi o 1º texto escrito na língua portuguesa ,e este poema serve até hoje de modelo das cantigas do Trovadorismo --> cantigas de amor onde possui o eu-lirico masculino que fala do amor platônico do poeta a sua amada .
As diferenças que vemos entre o soneto de Camões e a Cantiga da Ribeirinha, são: Camões possuía uma linguagem mais dramática, descrevendo o amor de uma forma platônica, enquanto a cantiga de ribeirinha traz enaltece o amor de uma forma mais carnal.
c) As 4 primeiras estrofes correspondem às falas do eu-lírico. As 4 últimas estrofes correspondem às falas do seu interlocutor.