Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. ... Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
O que é texto literário? Os textos literários são baseados na imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Significado de Literário adjetivo Relativo à literatura: jornal literário. Meios literários, ambiente daqueles que cultivam a literatura.
Uma frase é um enunciado falado ou escrito que apresenta um sentido completo, podendo conter apenas uma ou várias palavras.
Aprenda de uma vez por todas qual é a diferença entre frase, oração e período. Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Resposta: O leitor constrói o sentido do texto quando articula diferentes níveis de conhecimento, entre eles o conhecimento de mundo. Esse tipo de conhecimento costuma ser adquirido informalmente, através de nossas experiências pessoais e convívio em sociedade.
Dica 96: Defina o tema central da história. Tema é o tópico específico sobre o qual o escritor deseja que o leitor reflita durante a leitura do texto. Tecnicamente, amor, justiça, guerra, esperança e quaisquer outras palavras genéricas como essas não são temas porque não expressam nada de específico sobre um tópico.
Os passos
O tema de um livro não é o mesmo que seu enredo ou sua lição moral, mas esses elementos estão relacionados e são necessários na construção de uma história maior. O enredo de um romance é a ação que ocorre no decorrer da narrativa. A moral é a lição que o leitor deve aprender com a conclusão do enredo.