Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
Passo 1
sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro.
O mínimo necessário para uma rede 220V é 25 amperes, enquanto para 110V é de 40 amperes.
Ela é expressa em Watts, sendo W o seu símbolo. As potências máximas usuais dos Chuveiros Lorenzetti são 3200 W, 4500 W, 5500 W, 6800 W e 7500 W.
Potência Elétrica Média (WATTS) de Aparelhos Elétricos
Chuveiro 7500w
2.
Como a vida útil das resistências é aproximadamente constante de 60 a 90 dias então existe mais uma hipótese não citada: o pH da água.
O chuveiro elétrico, tem a passagem de água e energia, se o chuveiro estiver molhado e algum fio inadequado, pode dar um curto e você levará um choque, se acidentando e podendo levar a morte. Relembrando, se necessitar mudar a chave que regula a temperatura o ideal é desligar o chuveiro, mudar, e então ligar novamente.
A troca de temperatura do chuveiro com ele ligado também pode causar a queima da resistência. Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência.
Como assim? Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Outra possível causa de um chuveiro queimando toda hora pode ser a pressão de água no cano, que se for: Baixa: não é suficiente para evitar o aquecimento da resistência e, portanto, acontece de queimar. Alta: nesse caso, a resistência do chuveiro não consegue aquecer e acaba pifando.
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Se seu chuveiro não esquenta, o problema pode estar na resistência que esta queimada. Esse problema é muito comum de acontecer durante a vida útil de um chuveiro, como já explicamos antes o tempo de uso e a temperatura em que a resistência comumente é usada, afeta e muito em sua durabilidade.
Nunca altere a resistência recomendada pelo fabricante. Você deve respeitar o dimensionamento correto: Disjuntor específico para o chuveiro; fiação de acordo com a corrente do chuveiro; se tiver aterramento, que seja utilizado o DR no circuito do chuveiro. ... Resistência só deve ser mexida caso queime!
Para construir uma “resistência” de chuveiro, ebulidor, secador de cabelo se deve usar uma liga metálica com alta resistividade quando comparada à resistividade do cobre, do alumínio ou mesmo do ferro e que suporte operar em temperaturas elevadas, da ordem de 1000 graus C.
Aprenda como trocar a resistência do chuveiro e como fazer a nova peça durar mais tempo.