EQST

Qual Dos Estudos Abaixo O Mais Indicado Para Identificar Os Fatores De Risco De Uma Doença?

Qual dos estudos abaixo é o mais indicado para identificar os fatores de risco de uma doença?

O estudo coorte, em que se analisa um grupo de indivíduos segundo determinadas características no qual se observa a aparição de um determinado desfecho, é o método mais indicado para se estudar os fatores de risco de uma doença rara, como por exemplo, a associação entre a exposição a solventes orgânicos e Linfoma não ...

Quais as etapas de uma investigação epidemiológica de surto ou epidemia?

Uma investigação epidemiológica envolve o exame do doente e de seus contatos, com detalhamento da história clínica e de dados epidemiológicos, além da coleta de amostras para laboratório (quando indicada), busca de casos adicionais, identificação do(s) agente(s) infeccioso(s) quando se tratar de doença transmissível, ...

Qual a formação de um epidemiologista?

Essas duas grandes funções delimitam dois campos de formação em epidemiologia: um campo acadêmico representado pelas atividades de pós-graduação senso estrito, com especial ênfase nos programas de doutorado e pós-doutorado; e, um campo de formação de profissionais de saúde incluindo ampla gama de modalidades ...

Como trabalha um epidemiologista?

O que um Epidemiologista pode fazer?

  1. Avaliar mudanças na saúde ao longo do tempo;
  2. Fazer comparações entre métodos e tecnologias;
  3. Entender as causas e os efeitos das doenças;
  4. Identificar tendências de doenças e comportamento de incidências;

O que é comunicante em epidemiologia?

COMUNICANTE: são todos aqueles (pessoa ou animal) que estiveram em contato com um reservatório (pessoa - caso clínico ou doente e portadores ou animal infectado) ou com ambiente contaminado, de forma a ter oportunidade de adquirir o agente etiológico de uma doença.

Qual a diferença de incidência e prevalência?

Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).

O que são doenças comunicantes?

Os comunicantes ou contatos são considera- dos todos os familiares ou outros indivíduos que estão ou estiveram em contato repetido e prolongado com um doente de hanseníase no domicílio, segundo o subprograma de controle da doença no Estado de São Paulo 10.

O que é caso índice epidemiologia?

Caso-índice: primeiro entre vários casos de natureza similar e epidemiologicamente relacionados. O caso-índice é muitas vezes identificado como fonte de contaminação ou infecção. Caso importado: caso contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico.

O que é caso índice?

CASO ÍNDICE: primeiro, entre vários casos, de natureza similar e epidemiologicamente relacionados. O caso índice é muitas vezes identificado como fonte de contaminação ou infecção. CASO IMPORTADO: caso contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico.

O que é um caso autóctone?

Caso autóctone: caso de malária contraído pelo enfermo na zona de sua residência. Caso importado: caso de malária contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico. O emprego dessa expressão dá a idéia de que é possível situar, com certeza, a origem da infecção numa zona malárica conhecida.