1) Diuréticos de Alça: A inibição do NaK2Cl resulta em aumento acentuado da excreção de Sódio e Cloro, indiretamente de Ca e Mg e com a queda de concentração de solutos no interstício medular diminui a reabsorção de água no túbulo coletor, aumentando a sua eliminação.
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.
Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.
São eles: Náuseas; vômitos; queda da pressão arterial, principalmente ao se levantar; taquicardia ou arritmia; sede; xerostomia; câimbras; fadiga muscular; sonolência; fraqueza e letargia; tontura; agitação; sensibilidade à luz; habilidade de concentração e reação.
O aumento na quantidade de potássio no sangue pode levar ao surgimento de alguns sinais e sintomas inespecíficos, que podem acabar passando despercebidos como:
Solução Polarizante Realizada com a combinação de insulina regular e solução glicosada, age pela translocação do potássio do meio extracelular para o intracelular. A duração de seus efeitos é de cerca de 4 horas.
Significado de Polarizante adjetivo masculino e feminino [Física] 1 Suscetível de polarizar. Variação de polarizador. Etimologia (origem da palavra polarizante). De polarizar.
Geralmente, o médico detecta a presença de hipercalemia quando exames de sangue ou um eletrocardiograma são realizados por outros motivos. O tratamento inclui redução do consumo de potássio, interrupção dos medicamentos que podem causar hipercalemia e uso de medicamentos para aumentar a excreção de potássio.
Dicas para diminuir o potássio dos alimentos