Resposta. Resposta: Os animais que vivem na terra que não dispõem de quantidades grandes de água necessitam converter a amônia em substâncias menos tóxicas e solúveis, como uréia ou ácido úrico. Seres vivos como os nematelmintos parasitas como o Ascaris ou lombriga podem excretar amônia e uma quantidade de uréia.
A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. ... As aves e animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ácido úrico. Os animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água e não tóxica para as células.
O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina.
Após a filtragem, os nefrónios excretam uma mistura de água, sais e minerais, esse resíduo (urina primária) é levado para pequenos túbulos que fazem uma segunda filtragem, retirando os minerais que nosso corpo utiliza (potássio, magnésio, etc) e os levando de volta para a corrente sanguínea.
O ácido úrico é a principal excreta dos insetos e constitui uma importante adaptação ao meio terrestre, uma vez que é eliminado sem que ocorra perda de água. Nesses animais, a excreção ocorre por meio do(a)(s): a) Rins. b) Traqueia.
A degradação da proteína leva a uma perda diária de nitrogênio protéico pela uréia excretada, em quantidade aproximada de 35 a 55g/dia. ... O processo de remoção do grupo amino libera amônia, substância extremamente tóxica, que então é convertida em um composto não tóxico (uréia) excretado pela urina.
É importante que a ureia seja eliminada do corpo, pois, é caracterizada como uma substância tóxica e pode prejudicar o bom funcionamento de órgãos e tecidos.
Entre os sistemas do corpo humano, o sistema excretor desempenha a função de eliminar resíduos descartados pelo corpo humano, após passar pelo processo de digestão dos alimentos. Ele é formado pelos rins e vias urinárias. O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.