As alopsíquicas dizem respeito ao mundo, ao ambiente, ao outro (não saber onde se está, por exemplo); as alterações de orientação autopsíquica dizem respeito ao indivíduo (não saber quem se é, por exemplo).
Resumo. A estruturação espacial nada mais é do que a orientação do corpo no espaço, situando-se para encontrar um determinado objeto ou pessoa. A estruturação temporal é a habilidade de colocar-se e ajeitar-se em função dos diversos acontecimentos, da variação dos períodos de forma inconvertível do tempo.
Organização espacial Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.
O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da aprendizagem corporal. Nota-se que desde pequenas, as crianças são atraídas por objetos que produzem som, barulho ou até mesmo pelos instrumentos musicais.