No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.
História Geral. A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.
As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C. Na Caverna da Pedra Pintada, no Pará, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade.
As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. ... Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar.
As pinturas rupestres contam a história e relatos dos povos de antigamente que viviam em cavernas. ... Além disso, tais pinturas retratam características e culturas dos povos da época em que tais pinturas foram feitas, com isso, muitos consideram pinturas rupestres como um forma de escrita.
Sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, mas pensa-se correntemente que possam ilustrar cenas de caça, ritual, cotidiano, ter caráter mágico, e expressar, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.
Resposta. As pinturas rupestres tinham como significado especial fatos da vida cotidiana do homem primitivo, além de ser uma forma de se comunicar com os outros indivíduos das tribos. ... Nesse sentido, é importante que o estudo sobre essas pinturas continue.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. ... Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.
Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:
Desenhe uma imagem inspirada na arte rupestre. Utilize a canetinha preta para fazer o seu desenho. Procure uma superfície que tenha uma textura áspera, como chão, parede ou caule de árvore. Passe o giz de cera no papel – que desenhou – apoiado sobre a superfície escolhida, retirando a textura.
Resposta. A arte rupestre são as pinturas feitas pelos homens da pré história nas paredes das cavernas e mostravam as pessoas ,os animais,o dia a dia da caça ,da pesca ,as danças e a alimentação.
Se hoje os pintores compram suas tintas e pinceis, no passado suas ferramentas eram bastante diferentes. Utilizavam terra colorida, sangue e pelos de animais para criar imagens de silhuetas de grandes feras em paredes e tetos de escuras e quase inacessíveis cavernas.
O Caulin é originário de argila branca, ao ser misturado com a Hematita, adquirindo cor cinza. O carvão era o único pigmento preto. Os materiais usados para unir os pigmentos e produzir tinta à prova de escorrimento eram sangue, látex vegetal, clara e gema de ovos.
Pelo estudo dos fragmentos de corante e de resíduos visíveis sobre as ferramentas e conchas analisadas profundamente, os pesquisadores chegaram a constituir a receita utilizada pelos povos pré-históricos para fazer seu pigmento.
Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural.