Como função primária, a celulose promove a rigidez da parede celular nas células vegetais. Sendo o principal componente, ela permite maior resistência às plantas para sobreviver aos habitats a que estão expostas. Além disso, do ponto de vista usual, a celulose serve como forte matéria-prima na indústria.
Mesmo não servindo de alimento, as fibras de celulose auxiliam na movimentação do quilo (líquido viscoso de cor branca que se forma ao término do processo digestório) nos intestinos delgado e grosso e garantem a formação das fezes.
A acidez total da geléia deve estar entre 0,8 e 0,5. Acima de 1% ocorre sinérese, ou seja, a exsudação do líquido da geléia. Verificou-se que é a concentração hidrogeniônica e não a acidez titulável que tem importância na geleificação e que o pH ideal varia em função do teor de sólidos solúveis.
A sinérese é um fenômeno causado pela liberação espontânea de soro, acompanhada pela redução do seu volume e intensificado por mudanças na temperatura, pH e fatores mecânicos(45).
O alginato é um material que apresenta tipicamente baixa estabilidade dimensional, devido à suscetibilidade de perda de água por evaporação e/ou exudação de fluidos de sua superfície (sinerese), decorrente da reação contínua do sol.
O alginato odontológico tem em sua composição fosfato de sódio, óxido de zinco, sulfato de cálcio, terra de diatomáceas e fluoreto de potássio. Por ser um hidrocolóide irreversível, o alginato odontológico ao ser misturado com água passa para estado de gel, em decorrência de suas reações químicas.
A estabilidade dimensional refere-se à habilidade dos polímeros de manter seu tamanho, mesmo sob condições ambientais variáveis.
Godivas são materiais de impressão (moldagem) inelásticos • São materiais de presa térmica • Usadas para moldar o rebordo afim de firmar uma prótese, por exemplo.