EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
A luva de raspa tem sua atuação muito melhor contra agentes abrasivos, escoriantes, soldas e trabalhos mais pesados. Já a luva vaqueta é idela para os trabalhos que necessitam de maior tato, como exemplo montar uma estrutura metálica.
Quanto mais atrito e contato com derivados de petróleo menor é a vida útil. Em trabalhos de limpeza e pequenos reparos de máquinas a durabilidade média é de 03 a 06 dias. Nestas atividades, o maior problema são pontas, rebarbas e quinas de parafusos, que podem comprometer e rasgar a luva.
Vários tipos de pó têm sido utilizados para lubrificar luvas. No entanto, o uso de pó em luvas médicas apresenta numerosos riscos para os pacientes e profissionais de saúde, incluindo inflamação, granulomas e reações alérgicas respiratórias.
Devido às dificuldades de remoção do talco nas luvas, a prevenção da contaminação é o método mais eficaz para evitar complicações. Para isso, o talco deve estar somente na face interna das luvas e na quantidade mínima necessária para a lubrificação.
As luvas descartáveis de uso médico possuem uma numeração que estabelece o tamanho da luva. Outra característica que diferencia as luvas descartáveis é a presença de talco. As luvas com esse material possuem a vantagem de serem vestidas com mãos suadas sem dificuldades. No entanto, essa substância pode causar alergias.
Em 1893 Joseph Bloodgood, pupilo de Halsted começou a usar as luvas nas cirurgias e reduziu a próximo de zero as infecções nas cirurgias de hérnia. A partir daí, Halsted passou também a utilizá-las sistematicamente, convencido de sua utilidade na prevenção de infecções.
A luva amarela utilizamos para higienização de mesa da área administrativa, objetos que se encontram em cima da mesa, mesa de apoio dos quartos de clientes internados, bebedouro. A luva verde é utilizada para o restante dos ítens hospitalares como chão, banheiro, higienização de panos de chão, dentre outros.
Embora seja um pouco menos elástica que a luva de látex, ela é muito mais resistente a rasgos. É bastante indicada para profissionais que precisam manter contato com óleos, graxas e produtos derivados de petróleo.
Enquanto a de procedimento é empregada em tarefas não cirúrgicas, nas quais há o contato direto ou indireto com sangue, excreções, secreções e objetos contaminados por fluidos corporais, a estéril é indicada para atividades cirúrgicas.
Luva de proteção é um equipamento de proteção individual (EPI) destinado a proteger as mãos e punhos contra as lesões de acidentes a que os trabalhadores se expõem. 3. CLASSIFICAÇÃO DAS LUVAS 3.
A luva de vaqueta é um EPI obrigatório para funcionários que trabalham com cordas, carga e descarga de mercadorias e em ambientes com baixas temperaturas. Isso porque o material é bastante resistente e funciona como um isolante térmico para evitar congelamento das extremidades.
Par de luvas de algodão. Indicada para uso sob as outras luvas para absorver o suor, ou em tratamentos com cremes e pomadas para manter o medicamento mais tempo em contato com a pele.