Fósseis vivos: Animais pré-históricos que existem até hoje
"Fósseis vivos" são organismos (ou melhor, táxones de categoria espécie e género) actuais pertencentes a grupos biológicos (de categoria superior: ordem, classe) que, no passado geológico da Terra, foram muito mais abundantes e diversificados que na actualidade.
Fóssil vivo:Alguns animais são chamados popularmente de “fósseis vivos”. Normalmente isso ocorre porque estas espécies permanecem há milhões de anos sem sofrer mutações que alterem sua forma significativamente. Um exemplo clássico é o Celacanto, que já foi considerado extinto, antes de descobrirem espécimes vivos.
Os fósseis são estruturas importantes para a compreensão da história do planeta, bem como da evolução dos seres vivos. Os fósseis são restos ou vestígios de vida que ficaram preservados em rochas ou outros materiais naturais, como gelo e âmbar, e possuem idade superior a onze mil anos.
São no total 47 espécies de dinossauros encontradas no País, sendo que em todo o mundo já foram identificadas 1,3 mil espécies.
Segundo as contas de alguns pesquisadores, existem quase oito milhões de espécies de animais (e quase nove milhões de espécies de seres vivos) nas mais diversas regiões do planeta. Ou seja, os taxonomistas ainda têm bastante coisa para descobrir e catalogar.
Quando comparado à Argentina, nosso país apresenta um número bastante pequeno de espécies catalogadas. No nosso vizinho, foram descritas mais de 100 espécies, e o Brasil possui apenas 23 espécies de dinossauros.
Nomes de dinossauros herbívoros
braquiossauro