No melhoramento genético de linhas puras de poedeiras a tendência é para o desenvolvimento de genótipos com maior persistência de postura e consequentemente com ciclo produtivo mais longo tornando possível a produção de 500 ovos por ciclo e não mais os 337 do ciclo atual, eliminando-se a necessidade de muda forçada ...
Já a avicultura de postura se destina a criação de galinhas para produção de ovos, também conhecidas como poedeiras. A produção pode se dividir entre ovos para a reprodução e a para o consumo. ... Esse é um resumo do que é e quais áreas abrangem a avicultura brasileira.
Na seção “Panorama da avicultura de postura no Brasil”, é caracterizada a avicultura de postura no Brasil, em que se observa o predomínio de pe- quenas e médias empresas, cuja produção coloca o país na oitava posição entre os maiores produtores mundiais.
Os ovos coletados devem ser colocados em salas refrigeradas, com temperaturas entre 5 e 70C.
3uando se debica uma ave, tem-se por objetivo melhorar seu desempenho produtivo, reduzir o canibalismo, diminuir a bicagem de ovos e melhorar a conversão alimentar. A debicagem é uma prática realizada por profissionais experientes que evitam ao máximo o sofrimento da ave.
De quatro a seis meses, elas iniciam seu ciclo ovulatório; os ciclos hormonais das galinhas duram 10 semanas. Em cada período, até 10 óvulos amadurecem. A razão pela qual as galinhas põem ovos a cada 24 ou 26 horas é porque os ciclos se sobrepõem.
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. Água limpa e fresca também não pode faltar.
É possível oferecê-lo a partir de conchas de ostra, cálcio granulado ou até rações que já venham fortificadas com cálcio. Galinhas que são criadas livres conseguem “completar” sua dieta com outros elementos, como insetos, sementes e grãos.
Alguns motivos levam à queda da produção de ovos. À medida que ficam mais velhas, as galinhas diminuem a postura e podem até parar de botar. ... Quando criadas em galinheiros fechados, as galinhas podem estar comendo os próprios ovos devido à falta de vitaminas e cálcio na alimentação.
Em épocas de temperaturas mais baixas, como no outono e no inverno, é comum percebermos que as galinhas diminuem a postura. No entanto esse fato não ocorre devido ao frio e sim pela quantidade de luz. ... A complementação proporcionou a quantidade de luz necessária para estimular galinha a pôr os ovos normalmente.
- Primeiro, misture os ingredientes “menores” (calcário calcítico, sal mineral e as vitaminas e minerais) em um recipiente higienizado, até obter uma mistura homogênea; - Depois, adicione os ingredientes “maiores” (farelo de soja e o milho ou farelo de milho), até que se obtenha uma mistura de aparência uniforme.
kilo r$36,00 s.b.c.
É claro que para que uma galinha se mantenha botando ovos em quantidade e qualidade satisfatórias, ela deve ser alimentada com uma boa ração, com bom equilíbrio de nutrientes. O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz.
Tabela nutricional:
Fonte de Minerais: O fornecimento de minerais evita o atraso no crescimento dos pintinhos, a perda de peso, as quedas na postura, deformação na casca do ovo, ausência de casca e o desenvolvimento de doenças nutricionais e comportamentais. Essa suplementação mineral é feita colocando o sal mineral na ração.
A mistura mineral para aves é um suplemento Mineral, Vitamínico e de Aminoácidos, indicado para aves, visando aumentar os níveis de vitaminas, aminoácidos e minerais presentes na dieta.
Admitindo a mesma proporção na criação das galinhas poedeiras caipiras, considere o consumo total descrito na tabela abaixo: Para galinhas adultas em postura »» consumo de 125 gramas diárias de MS, então o milho deve fornecer 125 x 70% = 87,5 g MS. Corrigindo para 90% de MS, teremos 97 gramas de milho/ave/dia.
Cada galinha come em média 333 gramas de milho por dia,em 54 dias com 360 quilos de milho dá para alimentar 20 galinhas. kilos de consumo diário de milho. 6,66/0,333=20galinhas.