Cobre, zinco, níquel, prata e paládio são os metais mais usados nas ligas de ouro. A quantidade e os metais são escolhidos de acordo com as qualidades que se deseja atingir. Esses metais são importantes determinantes de características como cor, resistência e brilho.
Ouro é um elemento químico da Tabela Periódica representado pelo símbolo Au, cujo número atômico é 79 e pertence aos metais de transição. Trata-se de um dos primeiros metais que foram manipulados pelo homem, devido ao fato de ser encontrado puro na natureza.
Au
Propriedades do ouro: é o metal mais maleável e dúctil. Exemplo: um grama de ouro pode ser transformado em lâminas de até um metro quadrado, além de ser um bom condutor de calor e eletricidade.
Metal
Metal
O ouro é frequentemente encontrado em solos que contêm rochas sólidas compostas de cinzas vulcânicas, chamadas tufos calcários. Uma análise revelará que o solo próximo a uma veia de ouro terá quartzo, feldspatos, feldspatoides e outros minerais de cor clara.
Na sua forma original, o ouro aparece em veias hidrotérmicas vulcânicas ígneas (água quente) onde é depositado junto com quartzo, ametista, outros minerais e minérios de metais pesados. Quase todos os veios de quartzo hidrotermais em todos os lugares possuem uma certa quantidade de ouro.
Existem cinco regiões principais onde o minério de ouro é extraído, que são: O quadrilátero ferrífero em Minas Gerais, a região dos Carajás, no sul do Pará, Itapicuru e Jacobina na Bahia e Crixás em Goiás.
Avalie a cor da substância. Ouro bruto possui um amarelo-bronze e é brilhante. Segure a substância sob a luz. Ouro de verdade possui uma superfície brilhante que reluz quando misturada a luz, mas não cintila nem bruxuleia como o ouro de tolo que reflete a luz e cria um efeito de glitter.
R$ 1.
Pesquisa Salarial Nacional para Garimpeiro