Resposta. Para os evolucionistas, o pensamento humano evolui desde a Grécia Clássica, passando por filósofos como Kant, Heggel, Nietzsche, Kiergaard, Witiggenstein etc, mas para os criacionistas o pensamento humano não evoluiu, está preso a crendices ultrapassadas.
Designa a ação e o efeito de desenrolar-se, desdobrar-se, desenvolver-se algo. A ideia ou imagem que "evolução" suscita é a do desenrolar, do desenvolvimento de algo que estava enrolado, dobrado ou envolvido. Uma vez desenvolvido ou desenrolado, uma realidade pode reenvolver-se, redobrar-se.
A Filosofia nasce, como pensamento reflexivo, da ambiguidade do senso comum. Se o senso comum fosse constituído somente pela sua maneira inflexível e dogmática de ver o mundo, não haveria filosofia. Ao nascer do espanto, a filosofia pressupõe a capacidade humana de ver as coisas de diferentes pontos de vista.
Resposta. A filosofia é o ato de refletir sobre algo, criticando-o e encontrando métodos e explicações científicas. O senso comum é o que é passado de pai pra filho, em forma de observação. ... Já a filosofia, após a observação sobre o objeto, atestou que o que faz chover são os níveis de umidade contidos no ar.
A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.