1) Afinal, o que é o intervalo QT? É a medida do início do complexo QRS até o final da onda T (figura 1), o que representa toda atividade de despolarização e repolarização ventricular. É a representação elétrica do período compreendido entre a contração isovolumétrica até o relaxamento ventricular isovolumétrico (1,2).
Para medir este intervalo, deve-se selecionar a derivação onde o QT é mais prolongado, em geral V2 ou V3 e o intervalo RR que antecede o QT medido. Se faz necessário a correção pela frequência cardíaca (QT corrigido ou QTc), já que a sístole elétrica aumenta à medida que aumenta o intervalo RR.
INTERVALO PR: É o intervalo medido entre o início da onda P e o complexo QRS. Corresponde ao tempo que o impulso cardíaco leva para despolarizar os átrios, percorrer as vias de condução internodais, o nódulo AV, o feixe de Hiss e ramos ate alcançar os ventrículos.
Assim, visto que contamos os QRS em apenas 3 segundos, devemos multiplicar o número de QRS neste tempo por 20 para completar os 60 segundos. Se usarmos o intervalo de 6 segundos, a frequência será o número de QRS neste tempo multiplicado por 10 (6 x 10 = 60).
7-1, a onda P é isodifásica em aVL; logo, o eixo de P estará perpendicular a aVL e, portanto, em D2. Para sabermos se o eixo aponta me., +60º ou –120º, basta olharmos a morfologia de P em D2. Como em D2 a onda P é positiva, dizemos que o ÂP está a +60º (Fig. 7-2).
É um segmento marcado do fim do COMPLEXO QRS ao fim da ONDA T. Representa o intervalo entre o fim da despolarização ventricular e o início da repolarização ventricular. É comparável à linha de base (intervalo PR) para verificar se o mesmo se encontra nivelado, ou seja, normal.
Como calcular a frequência cardíaca pelo eletrocardiograma (ECG)? A forma mais precisa para calcular a frequência cardíaca (FC) no ECG é também trabalhosa. Para isso, podemos dividir 1500 pelo nº de milímetros entre 2 complexos QRS (intervalo R-R).
Basta clicar no cabeçalho da coluna. A barra de status, no canto inferior direito da janela do Excel, indicará a contagem de linhas. Faça a mesma coisa para contar colunas, mas clique no seletor de linha na extremidade esquerda da linha.
Para isso, clique em uma célula em branco e digite =SOMA(código da célula inicial:código da célula final). No exemplo, considerando todas as células de “banana”, ficou assim: =SOMA(C2:C10).