A importância dos ácidos para o ser humano, pode ser observada em seu corpo e em situações alimentares, além de em produtos que usamos. No corpo os ácidos participam da digestão dos alimentos, além de usado em preparo de alguns alimentos ou até mesmo presente na composição do mesmo.
Cerca de 60% do ácido sulfúrico utilizado no mundo é para a produção de fertilizantes. O ácido sulfúrico também está presente nas baterias de chumbo utilizadas em automóveis, atuando como eletrólito no processo de produção de energia elétrica.
O ácido sulfúrico é utilizado como eletrólito das baterias de chumbo. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.
Além disso, o ácido sulfúrico também é utilizado na fabricação de explosivos, papéis, tintas, no processo de refino do petróleo e atua como catalisador de diversas reações químicas em processos laboratoriais.
Obtenção do Ácido Sulfúrico: O ácido é produzido a partir de enxofre, oxigênio e água. 1° Etapa: O enxofre sólido sofre combustão, formando dióxido de enxofre. 2° Etapa: O SO2 é oxidado a trióxido de enxofre ao reagir com o O2, na presença de Pentóxido de Vanádio (V2O5).
Formação do ácido sulfúrico. Quando o trióxido de enxofre reage com o hidróxido de cálcio, forma água e sal. O sal é formado pelo cátion cálcio (Ca+2) da base, e o ânion sulfato (SO4-2) é formado pelo óxido em água. Equação representando a formação do sulfato de cálcio.
O Ácido Sulfúrico, H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. ... O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).
H₂SO₄
Atualmente, o processo industrial utilizado para a fabricação do ácido sulfúrico, H2SO4, é o chamado “processo de contato”. Nesse processo, o enxofre é queimado originando SO2(g). Esse gás, juntamente ao O2(g), é introduzido num conversor catalítico, quando ocorre a reação 2 SO2(g) + 1 O2(g) ⇄ 2 SO3(g).
98,079 g/mol
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Ácido
De acordo com a quantidade de hidrogênios que podem sofrer ionização quando adicionados à água, os ácidos podem ser classificados da seguinte forma: Monoácido: apresenta um hidrogênio ionizável. ... Diácido: apresenta dois hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H2SO3.
(UESPI) Podemos classificar os ácidos quanto ao número de hidrogênios ionizáveis, quanto ao número de elementos constituintes, e quanto à presença de oxigênio na molécula.